Diana Chiu Baptista

Macrobiotics philosophy lover. Travel passionate. Love makes a Family. 

Sobre mim

Sigo a Macrobiótica desde que me conheço. A minha mãe teve contacto com esta filosofia oriental alguns anos antes de engravidar e sentiu imediatamente um clique transformador. Esse clique levou-a a mudar todo o seu estilo de vida, incluindo a alimentação. O que teve reflexo na educação e nas escolhas que fez para mim.

Não faço uma alimentação macrobiótica porque está na moda. Sempre tive um estilo de vida bastante diferente do convencional. Hoje em dia é comum falar-se em vegetarianismo, terapias alternativas, yoga, mantras, produtos biológicos,…, mas na década de 80 ou até mesmo 90, tudo isto era completamente desconhecido da maioria das pessoas! Fui muitas vezes considerada um E.T. 🙂

Tenho 36 anos e casei em 2016 por amor com o Chiu. Da nossa família faz também parte o Américo, um cão adoptado já adulto na União Zoófila. O Américo foi o ‘focinho’ de uma campanha de responsabilidade social, que ganhou uma menção honrosa nos prémios Comunicação “Meios e Publicidade” 2015. Vivemos os 3 no Porto e somos uma família que procura mais profundidade e maior consciência a cada acção.

O blog

Criei o projeto I Love Bio em 2011 quando vivia em Lisboa, na altura em que me comecei a dedicar mais a sério à Macrobiótica. Entretanto apaguei o blog anterior e comecei tudo de novo no ano passado, agora com uma maior abrangência.

Por aqui fala-se de família, animais, receitas saudáveis, remédios caseiros, saúde natural, yoga, meditação,… Tudo aquilo que aprendi com a minha mãe, nos muitos de livros que li, nas formações que fiz em Saúde Oriental, Alimentação, Cozinha, Macrobiótica, Permacultura, Meditação, etc. E, principalmente, o que aprendi pela minha experiência e experimentação. As viagens, as reflexões e os posts mais pessoais, também fazem parte deste blog.

Só escrevo sobre o que gosto, uso, recomendo e considero que pode ser útil e positivo, sem nenhum interesse que não o de partilhar.

Macro Viagens – #ViajarComILoveBio

Nas várias viagens que fiz pela Ásia, tive a oportunidade de estar em Ashrams, mosteiros e retiros onde tive contacto com diferentes tradições e  mestres (Osho, Amma, Budismo, Hinduísmo,…). O que me permitiu vivenciar e contactar com diferentes perspectivas. Viajo sempre de forma independente há quase uma década. E a cada viagem a vontade nunca é regressar a casa, mas sim continuar a descobrir outras culturas, outras gentes, as diferentes formas de vivenciar cada religião, os sabores e aromas de cada região, a incrível natureza que nunca nos para de surpreender.

Este ano mudei completamente de vida profissional em busca de um meio de subsistência justo  e equilibrado (trabalhava numa agência de comunicação há mais de 10 anos, como responsável pelo departamento digital).

Das viagens que fiz e da vontade que sempre tive em mostrar os destinos como eu os vejo, surgiu o projecto #ViajarComIloveBio. Um projecto que já arrancou – com uma viagem que à Índia Sul que vai acontecer em Novembro e com inscrições abertas para as novas edições de Fevereiro 2018 -, mas que está ainda a ser desenvolvido, para que até ao fim deste ano seja lançada uma agência de viagens online especializada em viagens de grupo, um pouco diferente do habitual (vão poder saber tudo em breve).

Posso dizer que estou neste momento a viver o meu sonho – e tenho muitas vezes receio de acordar para a inevitável impermanência. Sou apaixonada por conhecer diferentes gentes e tradições, por viajar de mochila às costas sem nada planeado e de forma independente, pelo contacto com a natureza e com os animais, pela filosofia macrobiótica e por outras disciplinas orientais e… especialmente pelo milagre da vida! E fazer dessas paixões o meu meio de subsistência, é uma oportunidade maravilhosa.

Querem saber mais? Escrevam-me para diana@ilovebio.pt