É um dos meus restaurantes preferidos em Lisboa. Perfeito para jantar, ainda mais se for numa noite de verão. Pela comida, pelo ambiente, pela localização (em plena Mouraria) e pelo conceito.
O The Food Temple é um espaço para partilhar e explorar o universo slow food. É uma comunidade de gastronomia cultural (tudo vegetariano, feito numa cozinha aberta). Não tem um menu fixo, depende da equipa que estiver a cozinhar e os pratos do dia estão escritos num quarto. Há várias tapas, 1 sopa, 1 ou 2 pratos principais e 1 ou 2 sobremesas.
Sempre que vou lá opto por pedir 2 sopas, 1 prato principal, 2 tapas e 1 sobremesa (para dividir com oura pesoa). Assim provo diferentes pratos. Vale a pena porque os pratos têm sabores mesmo diferentes do habitual (faz-me lembrar um restaurante no Porto que também adoro, As 7 Maravilhas).
O espaço é muito acolhedor, com mesas corridas e cozinha aberta. Quando está bom tempo, há mesas no exterior, no meio das ruelas bairro da Moraria.
As equipas da cozinha vão mudando e normalmente são de estrangeiros (como se fosse uma espécie de intercâmbio de culinária). Não sei bem como funciona, mas resulta.
Muitos dos que frequentam este espaço são estrangeiros. O que faz com que uma ida lá pareça uma refeição noutro país, de férias!
Outra coisa boa é que dá para levar uma garrafa de vinho de casa (paga-se a taxa de rolha).
Estes pratos fazem água na boca só de olhar…
The Food Temple
Comida vegan e vegetariana
Preço: $$
Quarta a Domingo das 19h30 às 23h30
Beco do Jasmim, 8 – Lisboa
T. 21 887 4397