Uso a pasta dos dentes Couto desde que me lembro. Aliás, ainda me refiro muitas vezes a ela como Pasta Medicinal Couto, como foi conhecida até ter sido obrigada a mudar de nome para Pasta Dentífrica Couto.
Esta pasta de dentes quase centenária não é testada em animais, não tem ingredientes de origem animal e não tem Lauril Sulfato de Sódio nem flúor. E eu adoro o sabor forte da Couto (a sua fórmula é mais concentrada do que a maioria das outras pastas de dentes). Para além disso é Portuguesa e… do Porto!
A fórmula da Pasta Medicinal Couto foi registada a 13 de Junho de 1932 por Alberto Ferreira do Couto (na altura único administrador da empresa Couto LDA). A fórmula foi desenvolvida por ele com a ajuda de um dentista amigo. Atualmente o negócio continua familiar e são produzidas anualmente cerca de 500 mil bisnagas de pasta “Couto” a partir de uma antiga farmácia de Vila Nova de Gaia, no Porto. Dez por cento dessa produção segue para exportação. Para além da Pasta Dentífrica, a marca Couto também produz e comercializa Vaselina, Água Oxigenada, Petróleo Olex, Restaurador Olex e Creme Desodorizante Deoak.
Em Portugal, a tradicional pasta de dentes está à venda em farmácias, mas também em drogarias, supermercados, lojas exclusivas de produtos nacionais e até em lojas de chineses.
O preço varia muito. Já encontrei por cerca de 1€, mas também já vi à venda por 2,5€.
Ficam aqui as informações disponibilizadas pela Couto:
Apresentação: Bisnagas de 25g e e 60g, com invólucro e literatura inclusa.
Validade: 12 meses após abertura
Como aplicar? A sua aplicação deve ser efectuada com uma boa escova de dentes, de modo a que a Pasta se introduza no espaço interdentário. Se pretender um efeito antisséptico, deverá ser deixada em contacto com a mucosa durante um ou dois minutos antes de bochechar com água. A limpeza dos dentes deve ser efectuada sempre que possível logo após as refeições e, ainda ao levantar e ao deitar. Em casos mais graves ou quando o estado das gengivas não suporte a utilização da escova, a Pasta Dentífrica Couto pode ser aplicada com a polpa do dedo indicador, massajando suavemente, e deixando-a, igualmente, em contacto com a mucosa durante algum tempo.
É uma excelente Pasta de Dentes, é Portuguesa e é vegan!
Couto foi a minha primeira pasta dentífrica, já lá vão mais de 70 anos. Continua a ser hoje a minha pasta dentífrica.
Na minha terra (seixas, no concelho de caminha) dizia-se que um engenheiro químico lá nascido havia colaborado na elaboração da fórmula da pasta. o apelido dele era costa, mas não somos da mesma família. Ele era primo doutra grande figura, antónio pedro (da costa), poeta, dramaturgo, escritor, pintor, ceramista, locutor da bbc em londres e, ainda, fundador, director e encenador do teatro experimental do porto ( está sepultado em seixas).
depois disto, resta-me dizer que nunca tive problemas com os meus dentes, que estão aqui fortes e saozinhos. e os amigos a quem fui recomendando a pasta dão-se por satisfeitos.
Estou super agradecida por encontrar essA pasta de dentes. Nao posso usar fluor por conta de pRoblemas com a TIREÓIDE. FOrÇa! Continuem produzindo. Muita gente precisa desse produto. Que tem mais 100 anos de atividade com sucesso!
Obrigada, Rosa Maria. É realmente óptima. 🙂
Rosa melo, eu estava ( e ainda estou ) com duvidas se tera ou nao fluor.
Ou ainda qualquer outro ingrEdiente nocivo para a tiroide.
Para alem disso è o melhor dentifrico do Mundo
Olá Couto. Recentemente, comprei uma gama da vossa marca. Adorei. TENHO uma proposta para vocês. Porque não idealizar UM ÍMAN? Como faço colecção destes, lembrei-me desta ideia… Ana borges Pina
Olá Ana, não pertenço à Couto, este é um blog pessoal. 🙂 Bjs
Eu não conhecia a couto, passei 4 dias em Porto e passando pela vitrine de uma FARMACIA, a vi e por instinto comprei. Vi que não continha FLúor. Sou muito instintiva e logo após o uso, tive excelente sensação e gosto pelo sabor. Hoje é o que peço de Portugal na possibilidade de um portador, virei fã.
Olá Elizabeth, a Couto é realmente uma pasta dos dentes incrível. 🙂 Bom que gostei. Talvez consiga encomendar online… Um beijinho, Diana.
OLÁ, PODERIA DIZER QUAL FARMÁCIA ERA? ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR, MAS NÃO ACHO AQUI NO PORTO 🙁
Olá Jason, encontra na maioria das farmácias. Já não me recordo em qualquer comprei desta vez e vario bastante de local onde compro. Vá a uma farmácia maior e se não tiverem, normalmente encomendam. 🙂
entre outros locais, tem a loja física na rua de cedofeita e mais recentemente a loja online em https://www.couto.pt/loja/
Como faço para aduirir esta pasta de dente?
Há um pouco por todo o lado, incluindo em farmácias. 🙂
Bom dia,
Já procurou os efeitos adversos a curto e longo prazo, no cérebro, por exemplo?
Hoje em dia, além De quase todos os dentífricos existentes nas grandes superfícies conter adição de flúor(floureto), existem outros produtos também com essa ADIÇÃO…ÁGUA ENGARRAfada, por exemplo! E não Só!
O flúor é extraído/derivado da onde, sabe?
Mesmo utilizando dentífrico com flúor pode-se ficar com cáries…e não será com certeza ( pelo menos a minha)o consumo de açúcares!
Se as pessoas estão realmente interessadas em alguma informação, devem pesquisar a fundo e não se basear em informações superficiais.
alguns países proibiram a ADIÇÃO com flúor em produtos de higiene e COSMÉTICA.
Ao se escovar os dentes com flúor, mesmo a pasta colocada sendo do tamanho de uma ervilha, o flúor é logo absorvido pelo organismo por baixo da língua. O mesmo acontece com bebidas açucaradas, em que o açúcar começa logo a ser absorvido dentro da boca antes mesmo de ser engolido.
Olá Ana, a Couto não tem flúor, é uma boa opção. 🙂 Um beijinho
Falando em absorção, muitas marcas de DENTÍFRICOs têm Adoçante (xilitol, sorbitol, etc) e a maior parte das pessoas( e médicos)não fazem a MÍNIMA ideia – ou não querem que se saiba- do mal que faz à nossa saúde…
Leiam os rótulos de tudo que podem ficar admirados (negativamente) com o que lá podem encontrar. Para mim a última coisa foi encontrar adoçante no camarão embalado de um hipermercad…nem queria acreditar !!!
sítios mais comuns: iogurtes tipo “linha zero”, colas zero ou ligth ou diet, quase todas as pastilhas (tipo chiclets), rebuçados para a garganta(tipo halls), pastas de dentes, alguns medicamentos: brufen, antibióticos para crianças (solúveis em água- augmentin, clavamox,etc)
Em espanha já é proibida a utilização de aspartamo ( ou aspartame)
procurem alternativas para os produtores destes produtos começarem a arranjar alternativas!
No outro dia comprei couto por acaso. era a mais barata no supermercado e pareceu-me boa. gostei da sensação ao lavar os dentes mas nem reparei que é vegan. vou partilhar o seu post a relatar o acaso na página de facebook do meu blogue de comunicação de ciência (que é apologista de práticas eco e bio). Beijinhos
É verdade, é vegan! <3 Também adoro a sensação de frescura e limpeza, só mesmo com a Couto! Obrigada pelo comentário e partilha. Bjs!
Adoro! não uso outra. Quando a couto acaba, uso óleo de coco até ir comprar mais couto! 🙂
Bom dia Diana
O efeito mecânico da escova é que higieniza os dentes e não a pasta de dentes por si só.
Além disso numa sociedade em que cada vez mais as crianças consomem cada vez mais cedo alimentos açucarados não me parece que usar uma pasta de dentes sem o aporte de fluor seja uma boa ideia, uma vez que é o fluor que atua na remineralização e fortalecimento do esmalte prevenindo o aparecimento da cárie dentária.
atualmente a água da corrente não é fluoretada, exceto a dos açores, pelo que a população portuguesa não tem aporte de fluor pela fluoretação da água.
Desculpe diana, mas uma vez que tem imensos seguidores e não é da área da medicina dentária deveria ter um pouco mais de cuidado com os seus posts, pois facilmente são copiados por pessoas que não procuram informação correta e cientifica.
A quantidade de pasta a colocar na escova é do tamanho de uma ervilha e após a escovagem deverá cuspir-se o excesso de pasta, pelo que a quantidade de fluor existente é minima e não é tóxica.
Se a pasta de dentes tem demasiados componentes, tem efetivamente, no entanto está comprovada a eficácia do uso de fluor .
há um longo percurso a percorrer, mas abolir o fluor e continuar a consumir alimentos açucarados vai inevitávelmente criar situações de cáries e perdas dentárias.
Olá Joana, obrigada pelo feedback. No entanto gostava de esclarecer que este é um blog pessoal onde falo sobre macrobiótica, saúde natural e alternativas/terapias orientais. Segundo essa visão – cuja opinião pode ou não ser partilhada pelos leitores/seguidores, mas é condizente com a minha -, não é necessário suplementação/adição de flúor (e não se bebe água da torneira). O flúor necessário para a saúde dentária – assim como para tudo o resto – está presente em vários alimentos. Fazendo uma pesquisa online poderá encontrar mais informações nesse sentido. A saúde dentária não está dependente diretamente dos cuidados de higiene dentários, mas sim do estilo de vida e alimentação. Um beijinho, Diana
É isso. O flúor mata a flora intestinal. Não serve para nada
Não existem estudos científicos provando a remineralizacão dos dentes pelo flúor. Facto é que está a ser desautorizado na maioria dos países. Agora em relação à lavagem logo logo após a refeição, também há estudos científicos que não indicam, só após 30 minutos. Pode confirmar no Google científico com estudos publicados
Olá. HÁ 14 estudos científicos de premios nobel contra o fluor. Somos ABENCOADOS PEla couto k fica MUITO mais barata do que a welleda.