A alimentação Macrobiótica que fazia em pequena era muito mais cinzenta do que a que faço agora. Na década de 80 a Macrobiótica era aplicada de forma pouco colorida. Hoje em dia como bem, mas de forma mais saborosa, diversificada e alegre. Não é preciso fazer uma alimentação monótona para comer saudável!
Há uns tempos – na altura do blog anterior – fiz este prato para o almoço: Caril de Legumes, Tempeh e Arroz Integral. É um prato muito saboroso, deixo aqui a receita.
Ao longo do texto coloquei links nos produtos menos comuns para que possam ver o que é e quanto custa.
Caril de Legumes
Serve 4
- Azeite
- 5 dentes de Alho
- Gengibre Fresco
- Legumes variados (usei Couve-Flor, Cenouras, Cebolas e Folhas da Couve-Flor);
- 1 Embalagem de Leite de Coco
- 1 Embalagem de Natas de Arroz
- Shoyu
- Especiarias a gosto (usei Cardamomo, Açafrão e Noz Moscada)
Todos os ingredientes biológicos, excepto algumas especiarias.
Para se obter sumo do gengibre, escova-se o gengibre para sair parte da casca, rala-se e a seguir, com as raspas na mão, espreme-se sobre o tacho.
É necessário mexer bem, em lume médio alto e depois reduzir para o médio baixo, sempre de tampa fechada. Cozinha cerca de 10 minutos.
Tempeh
Serve 4
O Tempeh é um alimento fermentado a partir de sementes de soja branca, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja. Deve ser consumido não diariamente. O meu Tempeh preferido é do Sal’s Tempeh. Vende-se em alguns locais (no Porto encontrei congelado no Ervanário Portuense) e é também possível encomendar via Facebook.
- Azeite
- 1/2 Cebola
- 3 Dentes de Alho
- 250g Tempeh
- Shoyu
- Vinagre de Ameixa Umeboshi
- Cominhos
Todos os ingredientes biológicos.
No final é necessário absorver o excesso de gordura com papel absorvente.
Arroz Integral Simples
Serve 4
- Arroz Integral de Grão Redondo (2 chávenas)
- Água (5 a 6 chávenas)
- Gomásio
Todos os ingredientes biológicos.
Quase nunca coloco o Arroz de Molho de um dia para o outro, mas devia fazê-lo sempre. Fica muito mais macio. Lavei o a arroz e a seguir coloquei o arroz integral num tacho com o triplo da medida de água (isto depende um pouco dos fogões, pode ser 2,5 vezes a 3). Na temperatura máxima, quando levantou fervura reduzi para o mínimo e cozinhou – sempre de tampa fechada – 50 minutos. No final deixei repousar um pouco antes de servir.
O Arroz pode (e deve) ser temperado no prato com Gomásio.
E pronto. Têm aqui um prato completo. Para ficar mais equilibrado é só acrescentar no prato Pickles e/ou Chucrute (uso sempre da marca Elichristi, à venda em qualquer loja de produtos biológicos/naturais). Sushi Daikon também é óptimo.