Diana Chiu Baptista

Sobre mim

Acredito na Macrobiótica – que sigo desde que nasci – e estou a caminhar para uma vida cada vez mais ética, sustentável, consciente e compassiva. Moro em Portugal, mas identifico-me com a luz do Oriente, para onde viajo com frequência. Umas vezes em família, outras vezes em grupo, com leitores do blog que procuram experiências potencialmente transformadoras e viagens mais realistas, recheadas de cultura, espiritualidade e partilha.

A minha mãe teve contacto com a Macrobiótica alguns anos antes de engravidar e sentiu imediatamente um clique transformador. Esse clique levou-a a mudar todo o seu estilo de vida, incluindo a alimentação. O que teve reflexo na educação e nas escolhas que fez para mim.

Não faço uma alimentação macrobiótica porque está na moda. Sempre tive um estilo de vida bastante diferente do convencional. Hoje em dia é comum falar-se em vegetarianismo, terapias alternativas, yoga, mantras, produtos biológicos,…, mas na década de 80, tudo isto era completamente desconhecido da maioria das pessoas! Fui muitas vezes considerada um E.T. 🙂

Tenho 36 anos e casei em 2016 por amor com o Chiu. Da nossa família faz também parte o Américo, um cão adoptado já adulto na União Zoófila, o Américo. Vivemos os três no Porto e somos uma família que procura mais profundidade e maior consciência a cada acção.

O blog

Criei o projeto I Love Bio em 2011 quando vivia em Lisboa, na altura em que me comecei a dedicar mais a sério à Macrobiótica. Entretanto apaguei o blog anterior e comecei tudo de novo em Agosto de 2016, agora com uma maior abrangência.

Por aqui fala-se de família, animais, receitas saudáveis, remédios caseiros, saúde natural, yoga, meditação,… Tudo aquilo que aprendi com a minha mãe, nos muitos de livros que li, nas formações que fiz em Saúde Oriental, Alimentação, Cozinha, Macrobiótica, Permacultura, Meditação, etc. E, principalmente, o que aprendi pela minha experiência e experimentação. As viagens, as reflexões e os posts mais pessoais, também fazem parte deste blog.

Só escrevo sobre o que gosto, uso, recomendo e considero que pode ser útil e positivo, sem nenhum interesse que não o de partilhar.

Macro Viagens – #ViajarComILoveBio

Nas várias viagens que fiz pela Ásia, tive a oportunidade de estar em Ashrams, mosteiros e retiros onde tive contacto com diferentes tradições e  mestres (Osho, Amma, Budismo, Hinduísmo,…). O que me permitiu vivenciar e contactar com diferentes perspectivas. Viajo, sempre de forma independente, há já uma década. E a cada viagem a vontade nunca é regressar a casa, mas sim continuar a descobrir outras culturas, outras gentes, as diferentes formas de vivenciar cada religião, os sabores e aromas de cada região, a incrível natureza que nunca nos para de surpreender.

Este ano mudei completamente de vida profissional, em busca de um meio de subsistência justo e equilibrado (trabalhava numa agência de comunicação há mais de 10 anos, como responsável pelo departamento digital). Das viagens que fiz e da vontade que sempre tive em mostrar os destinos como eu os vejo, surgiu o projecto #ViajarComIloveBio. Um projecto que culminou com a abertura de uma agência de viagens, a Macro Viagens, fundada por mim e pelo meu marido. A Macro Viagens disponibiliza viagens de grupo com um carácter mais realista do que turístico, uma vertente sempre espiritual – com contacto com diferentes religiões -, viagens exclusivamente vegetarianas e com potencial transformador.

Sou apaixonada por conhecer diferentes gentes e tradições, por viajar de mochila às costas sem nada planeado e de forma independente, pelo contacto com a natureza e com os animais, pela filosofia macrobiótica e por outras disciplinas orientais e… especialmente pelo milagre da vida! Fazer dessas paixões o meu meio de subsistência e poder proporcionar a outros experiências desafiantes e potencialmente transformadoras, é uma oportunidade maravilhosa.

Querem saber mais? Escrevam-me para diana@ilovebio.pt