Tinha planeado lançar este novo blog com uma boa notícia: a de que seria mãe. No entanto tudo está em constante transformação e existem sempre dois polos. Estava grávida de 11 semanas e há algumas semanas tinha deixado de me sentir grávida – embora não tivesse nenhuma perda de sangue, sentia que já não estava grávida e que os sintomas de gravidez estavam a diminuir – e descobri que a intuição raramente falha.
Resolvi escrever este post – que não é bonito e é longo – porque pode ser importante para alguém que esteja a passar pelo mesmo que eu passei nestes últimos dias. A informação que descobri online não é muito completa, encontrei alguma coisa aqui e ali, muitas vezes testemunhos em fóruns de mães, mas quase todos sem desenvolvimento. Este não é um post bonito, é um post que conta a minha experiência de aborto espontâneo que espero que seja útil. Porque considero que não há assuntos que não devam ser falados. Partilhar experiências ajuda sempre alguém.
[Intuir]
Soube que estava grávida mesmo antes de me faltar a menstruação. Senti e fui fazer o teste dia 13 de Junho. Positivo, duas ou três semanas. Em Julho – já não sei o dia – fiz a primeira ecografia e estava tudo bem: um embrião com cerca de 7 semanas, perfeitinho. Não foi uma gravidez planeada, nunca desejei especialmente ser mãe biológica, mas depois do choque inicial estava muito feliz.
Entretanto, há umas duas semanas comecei a deixar de me sentir grávida. Apenas um sentimento que não sei bem explicar – antes sentia que não estava sozinha e comecei a sentir que já não estava acompanhada. Não tive dores nem perdas de sangue nem nada. Sábado dia 7 de Agosto sonhei que tinha perdido o bebé (foi um sonho grande e detalhado) e domingo de manhã fui à urgência – eu que não sou nada de ir a hospitais. As notícias não foram as melhores: o embrião tinha parado de se desenvolver, não tinha sinais vitais. Supostamente estaria de 11 semanas, mas na ecografia aparecia um saco gestacional com um embrião muito mais pequeno do que o esperado.
Como era domingo, fui às Urgência da Maternidade Júlio Dinis. Tinha tido o sonho quase real na noite anterior e não conseguia esperar mais. Depois do resultado da ecografia, a opção que me deram foi a de fazer o protocolo do primeiro trimestre (para quem não sabe o que é, medicamentos e algumas horas na maternidade para expulsar tudo).
Não gosto de tomar medicamentos, nem de procedimentos invasivos, prefiro que seja tudo o mais natural possível e sou apologista de dar tempo ao organismo para se ajustar. O nosso organismo é imensamente sábio! O facto de antigamente não existirem ecografias fez-me pensar. Como é que uma mulher sabia que o embrião tinha deixado de ter vida se não fosse aquando da expulsão natural? Preferi esperar em casa que tudo acontecesse.
A obstetra que me viu disse-me que o poderia fazer, mas para ir de qualquer forma à consulta do primeiro trimestre. Quando perguntei quanto tempo poderia aguardar em casa, à espera, respondeu “uma semana”, mas sem grande convicção de que fosse esse o tempo máximo razoável de espera. Disse-me também que a maioria das mulheres prefere resolver logo tudo e que a espera pode muito penosa psicologicamente.
[Esperar]
Segunda-feira de manhã fui à tal consulta do primeiro trimestre. Isto depois de ter lido milhares e milhares de artigos e depoimentos em fóruns sobre o assunto na noite anterior – assunto esse que até então era complemente desconhecido por mim.
Constatei que não há assim tanta informação disponível com conteúdos relevantes. Mesmo entre mulheres ou nas consultas, não se fala muito em aborto e nunca tinha pensado que poderia não ser um processo automático em que sai tudo e pronto.
Uma coisa que fiquei a saber é que um terço das gravidezes não são evolutivas no primeiro trimestre (sabia que era frequente acontecer, mas não sabia que era tão frequente).
A enfermeira que me atendeu na consulta do primeiro trimestre foi humana (ao contrário da primeira obstetra que me atendeu nas urgências da maternidade que, após uma discussão enorme porque eu não queria fazer nenhum exame evasivo que não a ecografia e que nunca tal lhe tinha acontecido e que eu teria de assinar um termo de responsabilidade e que eram os procedimentos, foi substituída pela chefe de serviço – essa sim, uma obstetra calma e transigente).
A enfermeira da consulta do primeiro trimestre explicou-me todo o protocolo (medicamentos, um dia lá para sair tudo, dores, perdas muito grandes de sangue e se a expulsão não fosse completa seguiria para a raspagem). Compreendeu quando eu lhe disse que preferia esperar, dando-me conselhos sobre os sinais de alerta graves, o que poderia acontecer e como seria, o que deveria fazer e até o número de telemóvel caso precisasse de alguma coisa. Foi disponível para todas as minhas milhares de perguntas. E fui para casa esperar.
Na terça-feira, mesmo com a certeza quase absoluta de que tinha sofrido um aborto espontâneo retido (é assim que se chama, soube depois), fui ao obstetra que me estava a seguir para confirmar – uma pessoa espetacular e humana, recomendo vivamente, Dr. Fidalgo Matos, no Porto. E confirmou-se.
Na opinião dele devia fazer a raspagem, não os medicamentos. Mas percebeu que eu quisesse aguardar e deu-me alguns conselhos e indicações. O Dr. Fidalgo Matos implementou o parto na água na Ordem da Lapa. Não partilha da minha opinião relativamente a medicamentos, mas não faz toques nem nada, apenas conversa – muito, esclarece todas as dúvidas – e a ecografia (pelo menos nesta fase inicial).
[Acreditar]
Processei na minha cabeça toda a informação que tinha lido online em fóruns e artigos, o que os três profissionais – obstetra da urgência, enfermeira do primeiro trimestre e o meu obstetra – me disseram, falei com a Alícia (terapeuta de Saúde Natural com muita experiência e sabedoria, a viver atualmente em Buenos Aires), conversei várias horas com três amigas que passaram por Abortos Espontâneos e que foram incansáveis e tirei as minhas conclusões.
Defini uma data na minha cabeça: esperar até ao final do mês de Agosto e se nada acontecesse tomar uma decisão. Isto porque se não tivesse ido à urgência porque não me sentia grávida (o que foi motivo de riso na triagem), e se nada acontecesse entretanto, só saberia dia 23 de Agosto (que era quando tinha consulta) e esperaria aí a tal semana. Ou seja, até ao final do mês.
Durante os primeiros dias tomei Chá de Artemísia e Salsa e fiz alguma (pouca, deveria ter feito mais) Moxabustão – recomendações da Alicia. Fiz e bebi também chá de Feijão Azuki. Não estive muito tempo em casa – em casa a espera é pior, parece que a cabeça não para. Fui passear, à praia e inclusivamente nadar para fazer algum exercício, para ajudar. E durante estes quatro dias nada, nem uma perda de sangue ligeira…
Na quinta-feira à noite, depois de ler em vários fóruns a dica, bebi uma chávena de Chá de Canela (um bocadinho a medo, confesso). Passou meia hora e comecei a ter [finalmente] uma perda de sangue muito pequena. Sexta-feira bebi novamente outra chávena de Chá de Canela e comecei a sentir o útero seco (foi assim que descrevi), a repuxar. Já nem sei como iniciou, mas ao final do dia, comecei a sentir dores, muitas dores, insuportáveis. Estava em casa, felizmente!
Comecei a sangrar mais do que na noite anterior e com dores contínuas cada vez mais fortes. Já não tinha posição, não queria que ninguém me tocasse nem falasse comigo, só queria estar sozinha, cheguei a contorcer-me de dores. Transpirei muito, tive de tirar a roupa toda e meter-me no duche. Tive diarreia e enjoos e o local onde estava melhor era na sanita com as pernas em cima do caixote do lixo (quase de cócaras). Pensei que morria, a sério. Eu que detesto hospitais, cheguei a equacionar chamar uma ambulância. Acabei por tomar um ben-u-ron porque não aguentava mais as dores e meia hora depois as dores passaram completamente e fiquei gelada. Um calor enorme dentro de casa e eu coberta com duas mantas e a tremer de frio, sem forças, ainda com o cabelo molhado do duche gelado que tinha tomado.
Tinha estado uma hora com dores, soube depois. Se me perguntassem eu diria que tinham sido três ou quatro horas, deixei de ter noção do tempo. Já me sentia bem quando senti algo a escorregar dentro de mim. Corri para a sanita e, sem dores nenhumas, senti a descer – com um grande, mesmo grande alívio – algo semelhante a um ovo pequeno. Senti uma sensação de paz imensa. Senti que tinha saído tudo o que era preciso sair!
Não sangrei muito mais. E isso, passado algum tempo, fez-me pensar (a mente está sempre a trabalhar). Será que tinha saído mesmo tudo? Os três profissionais que me viram (assim como os relatos de mulheres que li online e das minhas amigas) diziam que saía mesmo muito fluxo de sangue. Aliás, nem é recomendável usar pensos higiénicos, mas sim absorventes de incontinência e resguardos. Comecei a ficar cheia de dúvidas e resolvi ligar para a linha Saúde 24.
A enfermeira que me atendeu na linha Saúde 24, depois da minha explicação de tudo o que tinha sentido e acontecido, foi perentória: não tinha saído o embrião e saco gestacional, era claramente um coágulo, caso contrário estaria a sangrar muito. Fiquei preocupada. Falei então com a Alicia que me sossegou e disse que, no caso da alimentação Macrobiótica, o sangue perdido pode não ser muito, é diferente de quem faz uma alimentação diferente da minha. Fiquei mais descansada, mas mesmo assim não completamente.
Marquei consulta para Terça-feira (ontem) no obstetra, com o objetivo de perceber se tinha o útero limpo ou não. De manhã, a seguir ao banho, saiu mais sangue (o que me aliviou e assustou ao mesmo tempo) – percebi depois que é por causa da água quente.
Fui à consulta à tarde. Na ecografia apareceu o meu útero limpo. Uma sensação de alívio enorme! Afinal a Alicia – em quem eu confio, mas a mente arranja sempre maneira de pôr hipóteses “e se” – tinha razão.
“Agora é como se não se tivesse passado nada” – disse-me o Dr. Fidalgo Matos. O útero está limpo e o organismo continua a funcionar como se nunca tivesse acontecido nada disto. Notícias maravilhosas para mim que tinha passado os últimos 10 dias – que mais pareceram 100 dias – numa espera angustiante.
A nível físico parece estar tudo bem. O corpo humano é realmente maravilhoso! A nível psicológico, também estou bem. Em paz.
Deixo aqui a receita dos chás que tomei, algumas dicas e sugestões de conclusões que tirei de todas as informações a que tive acesso para quem estiver a passar pelo mesmo:
Chás:
- Chá de Artemísia e Salsa: Levar água ao lume com uma ponta de Artemísia e outra de salsa, antes de levantar fervura desligar e deixa repousar. Pode-se acrescentar alguma erva para dar bom gosto (pau de canela, casca de limão ou anis estrelado).
- Chá de Canela: Levar água ao lume com um pau de canela desfeito. Deixar ferver 5 minutos.
- Chá de Feijão Azuki: Demolhar o feijão azuki de um dia para o outro. Cozinhar com alga Kombu por 50 minutos. Coar a água e beber quente.
Outros tratamentos:
- Moxabustão: Ponto da planta do pé dos rins e ponto dos rins nas costas.
- Botija de água quente: no ventre.
- Alimentação: Cereais integrais (especialmente arroz integral).
- Atividade física: Subir escadas, andar a pé, carregar sacos pesados,…
- Toalha quente: Esfregar o corpo com uma toalha de algodão branca embebida em água quente.
Outras recomendações:
- Comprar pensos higiénicos grandes, fraldas de incontinência (usar mesmo depois quando parece que já não há muito fluxo porque pode acontecer uma descarga) e resguardos para a cama caso seja necessário (eu não precisei). A Natracare tem estes artigos de algodão orgânico, biodegradáveis e sem perfume e outros químicos. A marca está à venda no Celeiro, Ervanários e outros espaços de produtos bio. Nunca em caso algum usar tampões.
- Definir uma data máxima para a espera (é mais fácil, pelo menos para mim foi). Pelo que li aqui e ali penso que 4 semanas é o ideal – mas já li testemunhos de quem esperou 60 dias (e eu teria esperado, tenho a certeza).
- Ouvir várias opiniões de obstetras e enfermeiras parteiras e tirar as suas próprias conclusões. Falar com quem já passou pelo mesmo (se não tiver conhecidas, procurar fóruns – há imensos onde este tema é abordado).
- Mentalizar que o organismo vai conseguir funcionar de forma natural, visualizar isso a acontecer, ter pensamentos positivos e cultivar uma mente calma.
- Não ficar em casa a matutar no assunto. Sair, passear, andar a pé,… mas não muito longe da zona de conforto/casa e levar sempre uma muda de roupa, pensos e um analgésico, caso seja necessário.
- Quando as dores começarem, pensar que vão passar e que tudo se vai resolver (eu não estava à espera de ter dores tão fortes e não imaginava se teria de esperar 10 minutos ou vários dias, no meu caso tive dores cerca de uma hora, quando terminam, terminam mesmo);
- Não tomar nenhum analgésico indicado para dores menstruais porque diminui as contrações (sugiro o ben-u-ron em caso de necessidade, é aquele que tem menos efeitos secundários, comigo funcionou e devia ter tomado antes em vez de ter esperado mais de meia hora – não sou apologista de medicamentos químicos, apenas para casos de urgência).
- Durante a expulsão/contrações fazer o que sentir vontade (eu fiz muitos movimentos com as pernas, fui para a banheira tomar um duche frio – não aguentava quente -, entoei mantras, fiz respirações completas para me acalmar etc).
- Não estar sozinho, mas ter a possibilidade de escolher ficar sozinho no quarto ou casa de banho (é importante estar com alguém calmo, que inspire confiança e tranquilo).
- Não ir para a banheira ou bidé durante a expulsão, ir para a sanita e se possível usar algo para levantar os pés. Fazer força para ajudar a expulsar tudo.
- Ter força, confiar no instinto e acreditar que o corpo sabe o que faz e que tudo vai correr bem (eu, confesso, vacilei várias vezes e cheguei a ter muito medo). No fim deste processo fica tudo bem, nem parecia que tinha acabado de passar por isto tudo.
Quem tiver alguma outra experiência que queira partilhar e/ou dicas, mesmo que de forma anónima, pf deixe nos comentários. Uma coisa que percebi durante estes 10 dias é que é mesmo, mesmo MUITO importante a partilha de experiências. Muito mais do que a opinião de um médico ou enfermeira, a experiência de quem vivenciou a mesma situação é fundamental.
Como disse a enfermeira com quem falei na consulta do primeiro trimestre, na Maternidade Júlio Dinis, o corpo é mais do que sábio. Se eliminou este embrião é porque teria algum problema grave e, se a gravidez progredisse, iriam ter de ser os pais depois a tomar uma decisão.
“I’m coming home…” – vale a pena ouvir este mantra tão sereno e que, para mim, faz todo o sentido neste momento.
Venho aqui deixar a minha gratidão para com esta página e para com todas estas partilhas, que me ajudaram bastante ao longo do meu processo de aborto retido, que mais tarde acabou por sair de forma natural. Infelizmente é uma realidade mais comum do que se pensa, mas é bom saber que não estamos sozinhas. Vamos viver um dia de cada vez e entregar ao universo. Obrigada por existirem!
obrigada pelo seu relato. Estou aqui na espera há 7 dias, e saber o que pode vir a acontecer acaba sendo reconfortante, mesmo que sejam fortes dores. estaremos preparados, eu e meu marido.
Olá. Encontrei o seu relato na busca por informação sobre aborto, que ainda acho q é um tabu. Estou a passar por uma situação idêntica e terei que passar por um aborto, sinto-me muito triste e desesperada com toda esta situação, com muito medo. Mas confio que vai correr tudo bem apesar do sofrimento.
OBRIGADA PELO TEU TESTEMUNHO, ANDAVA À PROCURA DE ALGO PARA A ALMA.
TENHO 42 E CONSEGUI ENGRAVIDAR QUASE POR “MAGIA NESTE ANO LOUCO DE 2021”.
SEMPRE TIVE PROBLEMAS DE PROLACTINA E A MINHA MEDICA SEMPRE ME DISSE QUE NAO DEVIA TOMAR MEDICAÇÃO (QUE ME ARREPENDO HOJE) POR SER NOVA E TAL.
AOS 37 FUI DIAGNOSTICADA COM CANCRO NA SIGMOIDE, AOS 39 TIVE POLIPOS NO UTERO E TIVE QUE SER OPERADA E INFELIZMENTE AOS 40 FOI DETETADO UMA ADENOMA NA HIPOFISE, PARECE QUE É COISA RARA… MAS AO FAZER MEDICAÇÃO PARA DIMINUIR E ELIMINAR O ADENOMA, DEU-SE O MILAGRE QUE SE VINHA A TORNAR PESADELO.
SOU-ME MESMO ANTES DE FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ QUE ESTAVA GRÁVIDA. ACHO QUE SEMPRE FUI OBRIGADA A OUVIR O MEU CORPO E NÃO ESTAVA ENGANADA. NO DIA 15 DE MARÇO DEU POSITIVO, MAS PARA TIRAR AS TEIMAS FIZ NOVO TESTES NO DIA 17 DE E POSITIVO.
MARQUEI LOGO UM CONSULTA E PELAS CONTAS DEFENIDAS PELO DUM – DAVA JÁ 6 SEMENAS – NO DIA 3 DE ABRIL TIVE UMA HEMORRAGIA ENORME E FUI A CORRER AO HOSPITAL DA LUZ – FOI TUDO MUITO RAPIDO.
A MÉDICA SEM EMAPTIA OU SENSIBILIDADE DISSE-ME LOGO – “VAI ABORTAR PORQUE O OVO GESTACIONAL NÃO TEM EMBRIÃO”.
SAÍ DE LÁ DE RASTOS.
FIZ NOVO EXAME NO DIA 20, NO HOSPITAL BEATRIZ ANGELO, E AGORA COM UMA MÉDICA COM CORAÇÃO QUE ME DISSE QUE: ” JÁ TINHA A VESÍCULA VITELÍNICA – PODIA, DE FACTO, TER UMA GRAVIDEZ ENEMBRIONÁRIA, MAS PARA TERMOS CALMA E PACIÊNCIA E ESPERAR MAIS UMA SEMANA E REFAZER O EXAMES E QUE ESTAVA LONGE DE ESTAR COM 10 SEMANAS.
NO DIA 26 VOU FAZER NOVO EXAME E EMBORA ESTEJA QUASE CERTA DE QUE NÃO IRÁ AVANÇAR, MAS QUERIA AGRADECER O TEU TESTEMUNHO.
DIREI O QUE ACONTECEU POSTERIORMETE.
se tiver que obtar também prefiro que o corpo trabalhe por si. a natureza é sábia.
Ola, sua historia me comoveu, passei por um aborto recentEmenTe, e a SITUAÇÃO mais Dificil que ja passei na vida! Como voce esta? Torco para que esteja bem! Mande noticias!
Muito obrigada por compartilhar a sua EXPERIÊNCIA, estou passando nesse momento pela a sua mesma história, após 11 semanas descobri na segunda feira que havia tido um aborto espontâneo , mas não sangrei e nem senti dores até o momento, as médicas querem internar e INTRODUZIR o Misoprostol para depois fazer a CURETAGEM. Voltei para casa apreensiva e com medo o qual resolvi esperar o corpo expelir o embrião, estou tomando água inglesa a dois dias mas até agora nada. Orando para Deus e pedindo para que o meu corpo possa expelir. O único medo e de ter problemas por está com embrião morto dentro do útero.
Eu estou na espera,
Recebi a CONFIRMAÇÃO á 3 dias. Devia ter um embriao de 9 semanas mas parou de eVoluir ás 6 SEMANAS.
Nao Vivo em Portugal e aqui, (luxembourg), Foi-me INDICADO que o melhoR que eu poderia fazer Era esperar que o meu corpo EXPULSASSE o EMBRIÃO.
Tem sido DIFÍCIL, continuei a ir trabalhar como normalmente e Encontrar colegas no trabalho, Ter de sorrir com um bom dia e por dentrO me sirtir tao triste, faz esta eSpera AGONIZANTE.
Admiro-a pela coragem de querer esperar, porque a mim so quero é Fazer a EXPULSÃO.
Vou EXPERIMENTAR o cha de canela, mas primeiro vou me precaver com tudo que Vou precisar,
Obrigada por Deixar aqui o seu testemunho, pois na net nao tem tanta informa assim.
OLÁ Diana, primeiro que tudo lamento o que aconteceu e sei bem a dor que é, estou a passar por algo parecido no meu caso descuBri na prime ecografia Era suposto eu estar de 12 semanas, mas o embriao Parou de desenvolver as 8 semanas e nao tinha batimento cardiaco 🙁
Enfim é uma dor que so nos que passamos por isso sabemos.
OBrigada pela tua partilha, ajuda muito.
Força, beijinhos, tudo de bom.
Bom dia! Sou tatiana Oliveira e agradeço imenso por todos os testemunhos aqui incentivados por Diana. I
INFELIZMENTE, ontem, 19/05/2021, após 1 ecografia obstétrica e 4 ULTRASSOns TRANSVAGINAL, obtive o resultado de gravidez inviável. A dor da perda sem mesmo sentir a perda concreta com a expulsão do conteúdo do saco gestacional é indescritível. A equipe médica avaliou que devo esperar até dia 25/05 para a expulsão natural, neste mesmo dia caso não tenha expulado farei nova avaliação com ultrassom, não aguento mais ver minha criança sem desenvolvimento e batimentos cardíacos. Passar por todas essas ultrassons e ouvir o silêncio macabro dos médicos a não dizer nada para mim, mas discutirem o diagnóstico mesmo ao pé de meus ouvidos é constrangedor e SOFRIDO. Sei que e acredito na vontade de deus, ele é quem sabe, tenho 40 anos e sempre desejei a maternidade do meu ventre, ao menos agora tenho a certeza que eu e meu esposo podemos engravidar, basta ter fé que nosso dia há de chegar.
Terei paciência em esperar meu corpo sábio fazer a sua parte, pois não quero medicamentos, procedimentos invasivos, quero paz e serenidade. Que Deus nos ajude a todas que estamos passando por isso e tenhamos fé que a dor é passageira e a alegria é eterna. Hoje, 20/05, terei consulta com outra médica no centro e lá tirarei novas dúvidas que me ocorrem. Sejamos fé!
Sintam-se abraçadas!
Me encontro exatamente no momento da “Espera” 😢
No US de 06/05/2021 Descobri o ar e sigo acreditando que meu corpo se encarregará De tudo mas confesso que todos os tipos de pensamentos já passaram pela. Minha cabeça.
Conversei com a minha médica e decidi esperar até a próxima semana. Nada acontecendo, darei curetagem dia 27/05. Que Deus me permita nap3ter que passar por esse procedimento. 🙏
Oi Tati…
Deu certo?!
😞 estou a passar EXATAMENTE pelo MEsmo Neste momento. É uma dor Tão grande… descobri taMbem na primeIra eco, aquela eco tão esperada, Mas o embrião tinha parado de crescer as 8s e 5 dias.
Neste momento estou a paSsar pelo processo dos comprimidos e a rezar para que tudo acabe depressa. É uma dor imensa seMPre que vamos à casa de bsnho E vemos um penso gigante Cheio de sangue 😞 Um beijinho enorme paRa todas as mães e pais que estão a passar pElo mesmo 🤍
NOSSA, AGRADECO A DEUS TER LIDO ESSE SEU POST. MORRO NO CANADA E SOUBE ANTEONTEM QUE MEU BEBE NAO TINHA SE DESENVOLVIDO, NAO TINHA BATIMENTO CARDIACO, CONFESSO QUE FOI “UM BALDE DE AGUA GELADA PRA MIM”. tIVEOS MESMOS SENTIMENTOS QUE OUTRAS MOCAS EM PENSAR EM NAO QUERER MAIS, AFINAL, JA ESTOU COM 40 ANOS. ESTOU COMPLETAMENTE “GRAVIDA” (SEIOS ENOOORMES, BARRIGA A MOSTRA, INDO AO BANHEIRO A CADA 2 MIN), SO QUE MEU BEBE NAO VIVE MAIS….. ESTOU COM MEDO DESSE PROCESSO DE EXPELIR TODOS OS TECIDOS QUE EXISTEM DENTRO, MEDO DE FAZER A CURETAGEM E APOS LER ESSE RELATO, VOU TENTAR AO MAXIMO QUE O CORPO POSSA AGIR POR SI SO. ESTOU TOMANDO O CHA DE CANELA E VOU TENTAR AS OUTRAS DICAS DAQUI, REZO MUITO PARA QUE TUDO SE RESOLVA DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL. OBRIGADA MENINAS!
Olá Diana, antes de mais, queria agradecer pela partilha e lamentar o sucedido.
passei por um aborto espontâneo retido há cerca de 3 semanas. já não andava a pesquisar sobre o assunto e este post encontrou-me. sendo assim, gostaria de partilhar a minha experiência.
tenho 41 anos e em maio engravidei pela primeira vez. ao fim de 5,5 semanas sofri um aborto espontâneo. foi como ter a menstruação atrasada, nada mais. devido à idade, sabia que estas situações poderiam acontecer.
em setembro engravidei novamente! Mesma postura…com a minha idade, vamos aguardar até à ecografia do 1ºtrimestre e os testes genéticos. só que na primeira consulta de obstetricia, ouvi o batimento cardiaco e é inevitável começar a criar expectativas.
entretanto, o meu marido ficou com covid19 e estivémos em casa 2 semanas. nesse periodo, deixei de me sentir cansada e com sono, deixei de sentir a tensão mamária, pensei…ótimo!já passei essa fase.
quando tivémos relações sexuais comecei a ter um ligeiro sangramento e liguei logo para a enfermeira que me tranquilizou e me disse para aguardar pela consulta. passados 2 dias, fui à consulta programada e, a médica, após um silêncio interminável, constatou que já não havia batimentos cardíacos e que o feto não se tinha desenvolvido. estava com 10,5 semanas. fiquei em choque. infelizmente, a única solução proposta foi provocar o abortamento devido ao risco de infeção. agora, com os vossos testemunhos, percebo que deveria ter procurado uma segunda opinião. Mas enfim, fiz o melhor que sabia na altura. dois dias depois, fui para o hospital. tomei um comprimido e colocaram-me também comprimidos na vagina, mais umas compressas molhadas para ajudar na absorção. entretanto, a minha temperatura começou a subir, tive dores semelhantes às menstruais…e nada. para além de estar com soro, também me deram paracetamol e antibiotico via intravenosa. passadas 3 horas repetiram o procedimento e eu não parava de tremer com frio..tive também diarreia que não consegui controlar. entretanto, resolveram avançar para a curetagem, dado que a medicação não estava a surtir efeito. de qualquer forma, explicaram-me, a medicação não foi em vão porque permitiu dilatar o útero. por fim, colocaram-me a dormir e fizeram a curetagem. foi a primeira vez que fui sedada a ponto de dormir. quando acordei, continuava com muito frio mas, aos poucos, e com mais soro, fui recuperando. estive a sangrar mais de uma semana e até tive assadura. fiquei com o intestino alterado e a flora vaginal também. ao fim de 2 semanas ainda tinha um corrimento acastanhado mas agora parou. estou a aguardar a menstruação para depois ser observada pela médica. foi um dia muito difícil e, como disse a diana, nunca tinha pensado que poderia não ser um processo automático em que sai tudo e pronto.
ficam aqui com a experiência da dilatação do útero provocada pela medicação e a curetagem.
um grande beijinho e muita força 😘
Sabe me dizer se chá de canela em pó é bom tnbem ??
Muito obrigada por compartilhar sua esperiência, estou a passar por isso esses DIAS,a ansiedade acordar desse pesadelo, é terrível. Suas palavras me DÃO me tranquilizam para esperar o tempo do meu corpo.
Agradeço imenso a tua partilha.
Estou a passar pela mesma situação e partilho dos MESMOS pensamentos, de QUERer tudo natural, sem ir a hospital etc e ja me tranquilizou imenso.
Psicologicamente já estou a ultrapassar bem isto e se não foi é mesmo porque não era para ser.
O meu maior medo ou receito é o físico e ter que lutar contra opiniões alheias.
Ola boa tarde,
Estou neste mesmo processo, 6 semanas e nada de batimentos..
Não quero fazer qualquer processo hospitalar e sintético…
Quanto de cha de canela e salsinha, voce tomava por dia? quanto tempo demorou mais ou menos pra fazer efeito?
Sinto muito por sua perda, mas acredito que tudo tem um motivo nessa vida pra acontecer.
Fique bem!
Obrigada por compartilhar, estou passando pela mesma situação e confesso que medo e dúvidas me cercam. Abraços!
Obrigada pela partilha! Estou passando por isso, todos ao meu redor estão preocupados com minha saúde, e eu apenas quero esperar meu corpo agir. Tenho sentido muitas dores durante a noite, mas ainda não consegui expelir. Não quero passar por procedimentos invasivos, acredito na sabedoria do Meu CORPO! Esse é um luto silencioso, somos muitas,porém pouco se fala. Gratidão!
Eu tive um aborto espontâneo ontem aqui nos estados unidos ,não tinha certeza se estava grávida ou não e devido a muito esforço físico tive um sangramento achei que era minha menstruação , porém começou a sair um monte de sangue e coágulos intensos grosso, fiquei sangrando 4 horas até que diminuiu o fluxo ,fui no hospital e me informaram que estava grávida e que a placenta e o feto ainda estavam dentro o feto com 5,4 semanas me foi aconselhado esperar 14 dias para ver se sai naturalmente e eu procurei muito sobre o procedimento de limpeza natural na internet e só achei este post que me tranquilizou muito , não estava de tantas semana s igual a autora do blog ,mas a preocupação e a mesma ,será que meu corpo vai expelir tudo? Vou ter que fazer curetagem caso seja um aborto retido , então estou nesta situação agora ,já chorei muito de culpa por ter perdido meu filho e agora enfrento o medo de passar um aborto espontâneo aparente pela primeira vez , vou seguir o conselho de tomar chá e andar até que o meu corpo me ajude
Obrigada autora! From Brazil
Nossa. Estou igual em casa a espera que expulse.
É triste mas a realidade.
Vou tomar chá de canela e esperar…
Obrigada pelo artigo. Ajudará quem mais precisar
Agradeço sua partilha, há 5 dias passei as piores horas de minha vida, foi terrível, mas acredito que desde o início quando descobrir minha gestação eu sentia que algo não estava bem, quando fiz a primeira ultra eu estAva com 6 semanas mas só vimos o saco gestacional repeti com 15 dias e lá estava o embrião com 6 semanas e 2 dias mas não me confirmei meu coração me dizia que não estava certo ele estava com 8 semanas… O médico me tranquilizou mas meu coração sabia que existia algo errado. Então esperei ate a próxima consulta do pré-natal para fazer uma nova ultra som o que eu não imaginava é que não daria tempo. Durante esse período tinha dias que não sentia sintomas, e tinha dias que sentia tudo de uma vez, os dias se passaram e no dia 16 e 17 namorei, e após vi um leve corrimento rosa, conversando com amiga q já são maes disseram ser normal, dia 18 tive um susto com um rato mas nada de mais, ate que a noite o corrimento voltou achei estranho e logo perguntei a minhas amigas que acharam normal, horas. Depois o corrimento ficou mais vivo e decidi ir a urgência lá fizeram o exame de toque afirmando que eu colo estava fechado e mandaram p casa ficar de repouso, meia hora após o fluxo aumentou o que era corrimento virou sangramento com coágulos, retornei a urgência na esperança de ter um atendimento digno lá me passaram utrogestan para comprar e 10 dias de repouso absoluto e mandaram p casa novamente, era meia noite não havia farmácias abertas, fui p casa tomei um banho enquanto o sangue descia lentamente, coloque um absorvente que me deram na urgência, horas depois comecei a sentir calafrios, e uma dor imensa, eu me contorcia de dor, era constante, minha mãe ao me lado me olhava com olhar de pena eu apertava sua mão com toda a força do meu corpo, e a dor me avisa que algo queria sair de dentro de mim, eu ia ate o banheiro e aquela Dor arrancava de mim um pedaço do meu sonho de ser mãe, eu clamei a todo instante para que deus tivesse misericórdia de mim e do meu BB mas foi em vão as dores eram de morte, eu suava, sangrava, tremia, vomitava e gemia de dor, e a cada instante um pecado descia pelas minhas entranhas, eram litros de sangue misturado a coágulos enormes de sangue, até que me senti desfalecida embaixo do chuveiro minha mãe me ajudou a levantar coloquei uma toalha entre as pernas e pedi que me levasse ao hospital pois não havia mais bebê e eu estava me sentindo muito mau, ao chegar na urgência fui socorrida pela técnicas que eram minhas amigas e imploraram ao médico que me atendesse e me deixasse de observação pois já era a 3 vez que estava ali e a havia perdido muito sangue, friamente o médico foi onde eu estava e fez o toque outra veZ afirmando que meu colo estava dilatado e que já havia expulsado meu bebê… Como pode em tão pouco tempo se abrir um útero e expulso um filho… Ele disse não tem o que fazer, as meninas pediram p que ele passasse algo para minha dor ele então passou, me senti como um animal jogado sangrando até a morte, sem qualquer socorro ou valor. Foram horas de terror e o que ficou foi a dor na alma e tristeza de perder meu bebê. Hoje tomo chá de boldo e água inglesa composta para expulsar o resto de sangue que ficou ainda sinto dores físicas mas nada comparado a dor do meu coração.
Diana,
Sinto muito por sua perda.
Foi muito bom ler esse texto com tantas experiências sendo comPartilhadas. Estou passando por esse PROCESSO agora e ler sobre sua experiÊncia e ouvir ao mantra me ajudou demais! Que momento desafiador, não é mesmo?
Ola diAna,
Primeiramente lamento muIto sua perda e agradeco ter compartilhado sua experiencia, foi muito importante pra miM. Descobri ontem, com 8 semanas de gestacao, que nao havia batimentos fetais. Meus sintomas de gravidez diminuiram ha alguns dias, De alguma forma eu Ja suspeitava que algo nao ia bem. Sou medica, tenho acesso a Informacao Cientifica, mas Espero que meu organismo consiga resolver essa questao de foRma natural. Hoje comeca a minha espera.
Ola a todas.
Este blog significou muito para mim nos últimos tempos. Aqui deixo a minha experiência.
No dia 15/09/2020 fiz o TESTE e para minha felicidade estava grávida. Confesso que não me sentia grávida apenas atrasou a menstruação, tinha os seios maiores e sentia MOinhas na barriga como se fosse para vir o período.
Contei ao meu marido ficou numa felicidade só estávamos a tentar só há um mês e pouco nem queríamos ACREDITar que fosse tão simples (o que na nossa vida a palavra simples não existe).
No dia 7/10 quarta feira fui à minha obstetra confirmou disse que os batimentos estavam normais estava dentro do saco e pronto toca a planear tudo marcar exames segundonas contas dela estava de 8 semanas etc…
Segunda feira seguinte à tarde começo a ter umas dores fortes na barriga e um corrimento acastanhado falo logo com a minha irmã pois teve um aborto espontâneo e posterior uma gravidez da qual nasceu a minha sobrinha e ela disse me logo “mana é normal também tive se fosse mau vinha sangue vermelho vivo” e pronto fiquei mais ou menos tranquila coincidência nesse dia veio um médico cá a casa para ver o meu marido é aproveitei e QUESTIONEI o qual disse o mesmo que a minha irmã.
No dia seguinte o corrimento quase nem se NOtava e pensei realmente não tenho motivo para preocupação.
Na quarta feira precisamente uma semana depois da ecotransvaginal o corrimento aumentou e as dores vieram mais fortes NÃO hEsitei liguei ao saúde 24 no qual indicaram para me dirigir às urgências da área de residência neste caso Beatriz Ângelo que não era nada de preocupante mas seria melhor ver.
Chego lá o meu marido fica no carro devido à pandemia sou encaminhada para a urgência de pediatria onde estavam UMAs 3 grávidas todas com barriga já grande e pensei para mim isto não vai ser nada é daqui a poucos meses vais estar assim….
Lá sou chamada digo o que se passa e o médico com 2 estagiárias ao lado diz me “não é caso para vir às urgências é tudo normal da gravidez neste caso basta ir ao centro de SAUDE…
Assim que faz a ecografia na barriga não aparece nada mas diz que é normal por ser pequeno e avança para a transvaginal no qual muda completamente o tom de voz e diz “lamento mas não estou a ouvir os batimentos cardíacos Fez bem em vir cá o embrião segundo me parece parou de se desenvolver às 6 semanas” caiu tudo ao chão ali sozinha não QUEria acreditar nem tive REACAO só o ouvi dizer para ter CALma que é normal para voltar dentro de uma semana só para ter certeza pois não tinha acesso ao exame que tinha feito anteriormente.
Bem assim que saio e vejo o meu marido DESABo a chorar tudo tinha terminado os nossos planos os nossos sonhos e ainda por cima estava com um aborto retido….não entendia o que era isso com calma no dia seguinte marquei consulta noutra obstetra pois a minha só ia à clínica uma vez por mês e num situação destas não pode ser….fui e a médica confirmou tudo o que disseram no hospital… Disse que não estava de 9 semanas mas sim de 7 e que acontece com mais frequência numa primeira gravidez do que as mulheres IMAGINam que agora tinha duas opções, esperar que o Meu corpo expulsasse naturalmente ou se eu não CONSEGUisse esperar avançar para os comprimidos e talvez raspagem caso não saísse tudo.
E nesse dia que DESato a pesquisar na NET tudo sobre aborto retido e não se encontra nada ou quase nada é vi este blog que graças à Diana me ajudou MUITO.
Decidi esperar o meu corpo teria de perceber bebi muito chá de canela meti muitas vezes o saco DE água quente meti baixa pois não me sentia em condições físicas nem psicológicas para trabalhar.
Na quarta feira seguinte dia 21 voltei às urgências desta vez outro médico impecável verificou que o meu útero ainda estava muito fechado mas o saco estava a ter uma forma irregular ( até brinquei com o meu marido disse que parecia as asas do Batman ) aconselhou a esperar pois com o útero assim um método evasivo iria ser muito doloroso e trazer mazelas para UMA futura gravidez.
Voltei a ouvir que o PROBLEMa Nao é meu que ACONTECE etc etc….
É muito fácil dizer mas o que é certo é que matei a minha cabeça a pensar o que tinha feito o que tinha comido se tinha sido isto ou aquilo ouvir as pessoas dizerem que acontece que para a próxima vai correr bem que mais vale assim ….não não tinha de ser assim não sei se quero uma próxima….
No dia seguinte começo a sangrar nada de especial mas comecei não sei se foi pelo médico ter feito o toque mas começou e eu até pensei bem isto parece ser apenas uma menstruação…
No dia seguinte sexta feira 23/10 o dia dos meus anos….o dia que tinha planeado contar às pessoas mais chegadas….foi a tarde das expulsão…..eu nem sou de me impressionar com sangue MAS o que é certo é que não parava dores muito mas muito fortes e eu tomei os medicamentos que o médico de família me ACONSELHou mas as dores eram demais o sangue não parava no meio de tudo aquilo vi o saquinho pequeno tamanho de um alperce branco tão frágil e senti UM alívio SENTI que não tinha que chegar ao ponto de tomar comprimidos fiquei feliz por ser NATURal mas ao mesmo tempo sentia me triste porque foi o ponto final….
Voltei na quarta feira SEGUINTE ao hospital (assim tinha a indicação ) foi o primeiro médico que me ATENDEU esteve a ver as indicações do colega e verificou que sim tinha saído tudo ainda havia uns pequenos coágulos nas que iriam sair naturalmente.
Desta vez foi humano e disse para não desistir que sou uma mulher fértil que tinha de pensar que muitas tentam e nem conseguem engravidar infelizmente esta situação ACONTECE é que o meu corpo ter retido o embrião sem vida duas semanas só mostra que não perco facilmente uma gravidez que foi mesmo Má formação….
Queria deixar aqui o meu TESTEMUNHo desde o primeiro momento que vi este blog senti hoje que estava na hora pois como Me ajudou a mim também ajuda muitas mulheres.
Quero também dizer que agora penso se aconteceu assim por alguma razão foi e sei que vou superar isto é muito importante O apoio do nosso marido ( no caso de haver) se não for o caso por favor não guardem para vocês é uma dor demasiado grande para se ter sozinha.
Obrigada de coração Diana e a todas pelas vossas partilhas.
Espero se um dia assim decidir voltar aqui para partilhar um final feliz.
Beijinhos
Olá Patrícia, obrigada também por partilhar o seu testemunho! Lamento a sua perda, mas fico muito contente em saber que o processo correu todo bem e de forma natural e que a minha partilha ajudou.
O seu caso é muito recente, é natural não saber se quer voltar a tentar engravidar, mas deixe fluir naturalmente e em algum tempo essa sensação passa (é um pouco como quem acaba de parir e diz “nunca mais!”). 🙂 Desejo-lhe tudo de bom. Um beijinho, Diana
Boa noite!
Realmente, não vemos miitas informações a respeito desse assunto…
Estou passando por está situação, e confesso que não TEm sido FÁCIL, quando soube que estava grávida foi im misto DE felicidade e ao mesmo tempo preocupação, porq estamos vivendo uma pandemia terrivel, mais para minha surpresa ao fazer o ultrasson no dia 06/03/21 descobri que estava grávida de gêmeos e que eles pararam de desenvolver com 8 semanas, e que eu havia tido um aborto retido, para mim aquela noticia era nova, nunca imaginei que eu iria passar por isso, o médico me disse que o meu corpo ia expelir tudo, que eu tinha de aguardar, pois ia vir contrações e o sangramento mais que eu não se preocupasse pois sairia tudo..
Enfim, eu COMECEI a sentir as dores e tomei alguns chás para ajudar na expulsão e no dia 21/03/21 começou o sangramento, teve uma noite em que o sangue não parava escorria pelas minhas pernas, tive medo,fui consultar e a médica me disse que eu precisava de fazer uma ultrasson com urgencia pois talvez tinha resto de placenta, e como o colo do meu utero estava aberto seria uma boa hora para fazer a curetagem (Isso era o que eu mais temia), e quando foi no dia 03/04/21 fiz o exame e logo o médico disse que não tinha saido tudo e que o saco gestacional estava lá, e ainda ressaltou se até dia 06/04/21 não saisse tudo, no OUTRO dia eu teria que ir para a Maternidade fazer o procedimento, e para me deixar mais preocupada parei de sangrar, o que não podia acontecer já que preciso de está sangrando para sair tudo de vez, estou esperando e CONFIANDO que não terei de fazer esse procedimento invasivo,
Deixo aqui a minha experiência só quem passou por isso sabe o que estou sentindo!
Olá, Diana! Muito obrigada por dividir sua experiência conosco. Eu estava com 9 semanas quando descobri que não havia mais batimentos. A minha obstetra me incentivou a aguardar o corpo expelir sozinho. Estou torcendo para que isso aconteça. Você fez referência a sinais de alertA: “Compreendeu quando eu lhe disse que preferia esperar, dando-me conselhos sobre os sinais de alerta grave…”. Você poderia dizer quais seriam? Pesquisei somente febre, há algum outro sinal de que algo pode estar errado e que é melhor procurar um hospital? Agradeço desde já!
Gostaria muito DE Informação, Descobri Que Meu Bebê estava Sem Batimentos Em Um Ultrason Com 11 Semanas Isso No Dia 28 De Setembro, Aguardei Expelir naturalmente, Aconteceu Ontem a Noite. Um Saco Gestacional Saiu e Mesmo Eu Não Tendo Aberto Percebi Que o Embrião Está lá Pequeno no Formato De Um bebê Bonequinho. É o Meu Primeiro Aborto E Não Sei O Que Fszer Agora Já Que Quando a Médica Me Orientou Eu Estava Nervosa e Não Entedi Nada. Me Lembro Dela Ter Falado Pra Eu Levar o Que Saisse. Mas Não Sei o Que Fazer. Agora que Eu Consegui Expelir Já Devo Voltar ao Médico? Ou Espero o Forte Sangramento cessar? Alguém Me Responda Pfv
Estou a passar por tudo isto agora também…
DESCOBRI NA QUARTA FEIRA NA ECO QIE TINHA MARCADA QUE NÃO TINHA BATIMENTOS CARDIACOS, FUI ATÉ AO HOSPITAL DE URGÊNCIA ONDE ME DERAM OS FAMOSOS COMPRIMIDOS PARA COLOCAR.
COM MUITO CUSTO FUI PRA CASA E A NOITE FIZ O Q ME DISSERAM E COLOQUEI. TIVE UMA NOITE HORRIVEL COM DORES INTENSAS… MAS SÓ POR VOLTA DO 12H É QUE COMECEI A SANGRAR…NUMA IDA A CASA DE BANHO AO FINAL DA TARDE SAIRAM ME OS 3 COMPRIMIDOS INTEIROS..FALEI COM A MINHA MEDICA DE FAMILIA QUE ME SUGERIU QUE ESPERASSE MAS CASO DEIXASSE DE SANGRAR IR LOGO PARA AS URGENCIAS. ESPEREI ATÉ QUE A NOITE SAIU O 4° comprimido inteiro… ou seja, não era normal. Liguei para a saude24 que me mandaram de urgência para o hospital.
Quando la cheguei fui super mal tratada, disseram q não eram horas de ir para ali, q ue agora nao me iriam fazer nada…enfim. acabei por ser atendida depois por um medico que me fez uma eco e disse q o feto continuava ca mas para eu ir para casa e esperar q o sangue iria aumentar e as dores tambem.
A questao é que hoje faz 2 dias que estou em casa e o sangue so diminuiu, n tenho dores…so vomitei hoje mas penso que seja dos nervos.
Nao sei o que fazer…
Primeiramente, quero te agradecer por dividir sua história conosco. Ela me ajudou muito! Acho que há pouca informação sobre isso e realmente nosso relato pode ajudar outras mulheres, por isso resolvi contar como aconteceu comigo.
Descobri que estava grávida logo no início porque minha menstruação é bem regular e no terceiro dia de atraso comprei o teste para ter certeza. Inicialmente fiquei em choque, não imaginava que fosse acontecer tão “fácil” por causa da idade, já estou com quase 39, sabia da possibilidade, mas não estava preparada. Tive vários momentos de crise, muito medo… Estar grávida me assustava muito! São muitas mudanças e acho que os hormônios fazem tudo parecer mais dramático. Mas sempre que via a felicidade nos olhos do meu marido, de alguma forma isso me acalmava. Fiz a primeira transvaginal numa terça-feira e vi que estava com 6 semanas e um dia. Foi surreal ouvir o coração! A consulta para levar os exames estava marcada para a próxima segunda. Mas naquela manhã de segunda-feira me senti diferente. Todos os dias sentia muito enjôo e dor nos seios, mas naquele dia não… Falei para o meu marido que estava com medo e que sentia que algo estava errado e por sorte tínhamos a consulta no fim do dia para poder conversar sobre isso e tirar dúvidas. O dia foi eterno… Não conseguia pensar em mais nada… Queria ir ao médico logo e ouvir qualquer palavra que me tranquilizasse. Assim que cheguei ao consultório falei o que estava acontecendo e ele disse que poderia ser apenas os hormônios, mas me deu o pedido para uma nova transvaginal para ver se estava tudo bem. Marquei para o primeiro o horário disponível. Mesmo lugar, mesma médica… Ela pergunta porque estou lá novamente e digo que os sintomas desapareceram de repente e o médico pediu o exame para verificar. Ela fala com a voz baixa que realmente não há batimentos… Saímos de lá completamente sem chão. Era um misto de tristeza e culpa… A minha ansiedade, as crises… Eu sentia que tinha provocado aquilo… Um sentimento terrível… Voltamos ao médico para saber como proceder e ele nos disse que poderíamos esperar que tudo ocorresse naturalmente, o que poderia demorar até 3 semanas, ou fazer o procedimento chamado AMIU ainda naquela semana. Achei melhor pensar um pouco, estava muito desnorteada para decidir sobre qualquer coisa. Passaram-se dias até que eu conseguisse sair daquela tristeza e refletir sobre o que fazer… Decidi esperar que a natureza tomasse seu curso, mas confesso que é um caminho doloroso… Talvez seja um luto mais longo… Já havia se passado 3 semanas e o médico disse que se nada acontecesse até sexta, marcaríamos o procedimento. Sugeriu que eu tomasse o chá de canela e resolvi então comprar. Repetia para mim mesma e pedia que tudo acontecesse no seu tempo, confiava que não teria que fazer o procedimento… Em tempos de Covid, não queria ter que ir para o hospital, que pra mim também é algo assustador. Fiquei com receio, mas tomei o chá. Devo ter tomado umas 2 vezes e na quinta tive o primeiro sangramento, mas nada demais. Sexta um pouco mais, sábado começou a aumentar e também senti muita cólica. A sensação que eu tinha era de que estava tendo contrações. Na madrugada de sábado pra domingo as cólicas/contrações aumentaram muito, ficaram quase insuportáveis. Melhoraram depois de tomar buscopan e em seguida comecei a expelir coágulos. Durante o dia houve sangramento, mas sem cólica. Na madrugada de domingo pra segunda comecei a sentir as cólicas novamente e o sangramento ficou bem mais forte. Não conseguia sair do banheiro porque sempre que levantava era muito sangue. Devo ter passado umas 3 horas lá… E no dia seguinte continuava sangrando… Fiquei fraca, tonta… Na terça de manhã já não sentia cólicas e senti que expeli algo enorme, que eu suponho que fosse o saco. Depois disso, fiz a transvaginal novamente e o médico disse que havia limpado. Mas o sangramento continuou por algum tempo, embora em quantidade bem menor. No total, foram quase 3 semanas. Acho que é uma escolha pessoal, mas é importante saber o que esperar. Não me arrependo de ter percorrido esse caminho, ele foi bastante longo e doloroso, mas eu precisava passar por isso. Não sei o que acontecerá daqui pra frente, mas a única coisa que sei é que se acontecer de novo, será a última vez.
Antes de mais, lamento muito a sua perda. E agradeço também muito ter compartilhado a sua história, vai ajudar certamente mais mulheres que estejam a passar pelo mesmo (e são tantas que têm vindo aqui!). Desejo muita felicidade e que esta experiência dolorosa suavize com o tempo e fiquem só as aprendizagens. <3 Um grande beijinho!
Olá pessoal tomei chá de canela de duas semanas de gestação antes do atraso menstrual, nada aconteceu. Será que ainda tou grávida.
Sinto muito Que você tenha passado por tudo isso. E obriGada por compartilhar esses detalhes. DesCobrimos com 9 semanas e 4 dias que nosso pRImeiro bebê havia ParadO de se DesenvolVeR por volta de 7 semanas e 1 dia. Adiantamos o ultrassom que era sabado (hoje) para terca feira. Sem batimentos…
passei os ÚLTIMOS 3 dias com CÓLICAS leves e ontem as 5pm comecei a sentir as contrações. O interessante é que hoje comecei a sentir novamente as dores exatamente no mesmo horário.
Espero que meu corpo consiga exPelir tudo sozinho pois tambem nao quero remedios. De qualquer forma da um desespero fIcar esperando e o sangramento nao aumentar como Eu esperava para a eliminaçÃo de tUdo que precisa sair.
Que espera difícil!!!
muito bacana ter encontrado este blog, e este partilhamento de experiência tão próxima de mim. Descobri que minha gestação era anembrionaria na ecografia de 8 semanas. E como é um choque, uma tristeza. Eu já sentia que certos incômodos hormonais da gestação tinham dado uma aliviada, mas achava que era só pq estava passando mesmo. Mas não, já eram os hormônios baixando. Tenho a sorte de ter uma médica que compartilha no princípio de, quanto mais natural melhor, e me indicou esperar ter o sangramento natural. Só ficar atenta aos sinais de febre, pq neste caso seriam importante fazer um procedimento. Esperei 15 dias, nada, conversei com ela e ela disse, até 1 mês é tranquilo caso queira esperar. Sexta que vem completara 1 mês e eu estava pensando: vou pesquisar sobre os chás. Lendo os depoimentos e várias propriedades de ervas, vou experimentar o chá de canela. Graças a vcs, já tenho um rumo a tomar! E quanto aos aspectos internos, é muito pessoal essa experiência e, por mais que abortos sejam comum no primeiro trimestre, só nós mulher que PASSamos por isso sabemos O que aconteceu com nosso corpo e mente. Um abraço em todas!
Olá Julia, espero que se tenha tudo resolvido da melhor forma! Lamento a sua perda… É verdade, é bom saber que não estamos sozinhas, que infelizmente é algo comum, mas é um processo difícil, especialmente para a mulher, mas que também pode trazer muita transformação. <3 Um beijo Diana
Diana. Onde comprou a água inglesa? Muito obrigada pelo testemunho
Olá Cristina,
não conheço a água inglesa, não posso ajudar.
Bjs
Muitos obrigada por Compartilhar vossa experiência, me ajudou imenso. Estou de 7 semanas, gravidez anembrionaria e já Sangrando a uma semana, com cólicas que vão e vêm. Vou procurar artemísia e tbm fazer algum exercício.
Obrigada mais uma vez.
Estou passando Por isso, descobri dia 04/08 E optei por esperar o corpo expulsar, mas Confesso que estou com medo. Ate agora SÓ saiu alguns COÁGULOS, estou tomando chá de canela…
Olá Kely, é perfeitamente normal ter medo pois é uma situação desconhecida. Mas tenha força e mantenha-se serena. Vai tudo correr bem! Pensar que incontáveis mulheres de todas as épocas já passaram por isso pode ajudar. Desejo que seja tudo natural e sereno. <3 Um grande beijinho.
Olá Diana para mim ler isso está sendo muito importante estava grávida de 9 semanas e ontem comecei a sangrar e com muitas cólicas fui a EMERGÊNCIA e me deram remédio e mandaram para casa isso logo pela manhã e a tarde piorei muito com cólicas e meu esposo tava preocupado e me levou para fazer uma ultrassom por conta própria que não acharam necessário no hospital , fomos então por nossa conta lá o médico não detectou vida mais em meu ventre então mandou que eu voltasse ao hospital Para fazer a raspagem ,não fui vim para casa e estou esperando meu organismo repulsa naturalmente coloquei uma data de esperar por 7 dias por conta do risco de infecção. Lê seu relato me deu a força que estava precisando muito obrigado de coração… só sabe a dor QUem passa por esse sofrimento .
Verdade! Infelizmente estou a passar por isto mais uma. Aborto Retido, estou em casa a espera da expulsão…mas confesso que ainda tenho dúvidas se realmente não há vida mais aqui dentro.. sem em uma SEMANA nada ocorrer irei repetir a ultra, e após tomar o chá.. obrigada pelo seu relato, foi importantíssimo para mim e para tantas outras. Paz e saúde para todos nós.
Olá diana,
Obrigada por esta partilha Que aquece o CORAÇÃO de quem ESTÁ a passar por este momento delicado. Tambem descobrI às 9 semanas, PRIMEIRA gravidEz, e o meu medIco quer que espere 2 semanas… parece maravilhoso que ele realmente esteja a dar uma OPORTUNIDADE ao meu corpo para tratar de tudo de Forma natural mas a verdade É que a ANSIEDADE ESTÁ a dar cabo de mim.
Li atentaMente tudo e vou esPerar ate ao final desta semana, caso nada AconteÇa, experimentarei os chÁs… obrigada de verdade por esta ajuda. Um beijinho grande
Olá Diana,
Muito Obrigada pelo post que me ajudou muito nessas últimas semanas.
Eu também tive um aborto retido, hoje 05/12/2019 estaria com 11 semanas. Quando passARAM 6 semanas eu tive muitos pesadelos e também não estava mais sentindo a gravidez/ o bebê foi estranho avisei meu CoMPANHEIRO e fomos na emergência do hospital em 11/11/2019 na primeira ultrassom nosso bebê estava com 6 semanas e 4 dias (nas minhas contas estaria entrando na semana 8), como era muito recente a medica pediu para voltar em 10 dias para ver se tudo estava bem.
Do dia 19/11 até 22/11/2019 uma depressão profunda, enxaqueca, vômitos e diarreias me acompanharam, 22/11/2019 fomos no ultrassom é a noticia que ninguém espera vem: o bebê continua com 6w e 4d e sem batimentos =(.
A médica me deu 3 opçōes: Esperar naturalmente, remédios ou aspiração.
Bom consultei outra médica que apresentou o mesmo laudo e meu deu as mesmas opçōes sem dizer qual é a melhor, mesmo porquê, só nós vamos saber o que é melhor e qualquer uma das alternativas é dolorosa fisicamente e mentalmente.
Então resolvi esperar acontecer natural do dia 22/11 até 01/12/2019 – tomei muito chá de canela, tomei doses de água inglesa, viajei, andei, conversei e nada aconteceu. Nenhum sangramento, nenhuma dor, absolutamente nada.
Em 01/12/2019 com muita dor coração e muitas lágrimas cheguei ao hospital para iniciar o processo dos remédios que são feitos em duas partes O primeiro remédio tomei no hospital e voltei para a casa na esperança de acontecer algo em 48 horas, mas o remédio não fez efeito (acontece com poucas mulheres e comigo aconteceu).
Depois de 48 horas voltei para o hospital, tomei remédios de 3 em 3 horas e por fim consegui remover tudo.
Hoje 05/12/2019 estou em casa com poucas dores no corpo, pelo fato de ter feito muito força para sair, cansaço, pouco sangramento e muita tristeza =(.
Muito Obrigada por todos os depoimentos, escrevendo agora está me ajudando A por para fora os sentimentos afinal, só quem sabe disso sou eu, meu companheiro e agora vocês S2.
Olá Kate,
lamento a sua perda. Falar (neste caso escrever) sobre o que passou e está a passar ajuda. <3 Desejo que recupere rápidamente. Força! Um beijinho grande
Olá, estou passando por isso, descobri na quinta feira dia 26/12/2019 que minha gravidez tinha sido interrompida, com 8 semanas e 3 dias ?estou na espera, nada de sangramento ou dor, o meu médico disse pra esperar 15 dias, estou angústiada, essa espera acaba com a gente. Se tiverem dicas eu aceito, não quero procedimento cirurgico, mas estou desemperada querendo uma solução ?
Olá!
Muito Obrigada Por Dividir Essa Experiência. Realmente não Existem Muitas Informações disponíveis Sobre o Assunto. E Até Mesmo Os Médicos Divergem Muito As Opiniões.
Estou Com Um Aborto Retido Desde 18/01( hoje dia 15/02) e uma obstetra que me deixou muito tranquila me disse que seria seguro esperar até o dia 25/02 E caso não houvesse expulsão natural, prosseguir com a curetagem. Mas estou pensando em esperar ainda mais, confiar no meu corpo. Também gostaria de evitar medicações e procedimentos invasivos. A sua dica de remédios naturais é muito boa. Vou experimentar. Enfim, muito obrigada!
Continuando meu relato… apos o dia 05/12, fiquei com um sangramento fraco e nos dias16,17,18/12 os sangramentos foram bem fortes fui no hospital e disseram que era normal e que passando 3 semanas de tudo isso o teste de gravidez daria negativo. O sangramento foi melhorando, alguns dias sem sangramento e outros dias com. no dia 30/12 fiz o teste de gravidez e deu negativo. veio um sangue muito forte do dia 03/01 ate 06/01 (pode ter sido meu periodo), depois dessa data parou completamente e voltou a sangrar novamente em 18/01, fui ao medico e disseram que pode ser meu periodo pela segunda vez no mes.
Nossas data parecidas e mesma historia. Descobri que estava gravida dia 15 de julho e soube hoje dia 13/08 que meu bebe ja nao estav mais com batimentos. Uma tristeza prrofunda Em saber que meu tao sonhado bebe Ja nao havia Batimentos cardiacos Ha 3 semanas. Hoje estaria de 11s 3d. Obrigada pelo relato que calenta nessas horas tao sombrias e triste. Amanha irei a minha medica saber. Orientacoes, mas ja estou sentido colicas e pequeno sangramento. Que Deus faca o seu melhor
Angelica, desejo que tudo fique bem e que a tristeza seja suavizada. <3 Um beijinho
OBrigada pelas tuas dicas foram Muito Importantes E deram muita força 🙂
Tive um aborto no passado dia 19 de setembro e depois de todo o processo Agora estou com um problema quE me está a tiRar o sono.A vinda da mestruaçao…eu sei que o corpo é muito Inteligente mas ja passaram quAse 50 dias e nada. Ando a perder uM liquido acasTanhado a 5 dias e algumas cólicas mas nada de periodo ? ja nÃo sei o que eide fazer…
Oi raquel, quanto tempo ficou sangraNdo? Hoje faz 15 dias do reMedio alguns dias um sangue forte e outros nem taNto, estou com medO de ter Tido um aborto iNcompleto. O teste de gravIdez esta bemm fraco ja
Olá, acabei de fazer um transvaginal com aprox 8 semanas e Só foi visto o saco gestacional, sem embrião, o médico disse que meu corpo irá expulsar naturalmente, tenho consulta na próxima sexta para ter certeza mas ele já me tirou esperanças, se como não era meu plano ficar grávida, meu único medo é de ter que fazer procedimentos invasivos, na segunda mesmo vou pagar particular e se aparecer de novo só o saco gestacional , vou fazer moxabustao e os chás tbm… espero muito que não tenha que fazer nada invasivo. Vc pode me dizer os pontos que vc aplicou o moxa? Tenho alguns bastões. Obrigada por compartilhar sua história, temos o mesmo pensamento em relação a gravidez! Obrigada se puderes responder agradeço!
Olá Beatriz, não sei se ainda vai a tempo, mas fiz no ponto dos rins na planta do pé (também fiz no ponto dos rins costas). Lamento a sua perda e desejo tudo de bom (e que se tenha resolvido já, preferencialmente de forma natural!). Bjs, Diana
Ola
Estou EXACTAMENTE a passar pelo mesmo, estive gravida do meu terceiro filho ate a uma semana a trás, no dia anterior a COMEÇAR a perder sangue tinha comentado com o meu marido que não me sentia gravida, não tinha enjoos, tinha vontade de comer, que não é normal quando estou gravida, (sintomas que tive nas gravidezes anteriores), mas TAMBÉM lhe disse que devia ser por desta vez estar gravida de uma menina, então era diferente das outras duas que foram meninos (num tom de brincadeira, é claro). Na quarta de manha (semana passada), comecei a perder sangue, achei estranho, porque ja estive gravida e nunca me aconteceu, falei logo com a minha GINECOLOGISTA/obstetra e ela marcou logo comigo para o inicio da tarde la ir ver o que se passava, mas para ter calma….Fiquei com medo porque desconfiava que alguma coisa não estava bem…. e confirmou-se! ainda não tinha tido nenhuma consulta, estava gravida de 6 semanas e 1 dia, o utero ja estava a expulsar, já estava cheio de sangue pronto para ser expulso. mandou-me para casa e explicou-me que iria perder sangue durante alguns dias, de forma a expulsar tudo de forma natural. Acredito que assim será, quinta feira terei nova consulta para avaliar a situação. espero que tudo corra bem e que daqui a uns meses, os que a obstetra recomendar possa voltar a engravidar….
Um beijinho a todas
Joana Carvalho
Olá Joana,
que corra tudo bem, de forma natural e obrigada por também partilhar o que está a viver. <3
Um beijinho grande
Estou passando por algo parecido tinha todos os sintomas e agora não tenho mais
Tenho um sangramento mais pouco meio amarronzado e vem pouco sinto um pouco de cólica e só ainda não procurei o médico por que no meu caso eu não quero ter
PASSEI por isso dia 04/06/20 estava COM 11 SEMANAS de gestação.
Não tive orientação médica Alguma de como seria expelir um feto em casa.
Pra mim foi muito doloroso, sofrido!
Senti muitas dores, evacuei, vomitei, AS contrações são reais e fortes, o organismo expulsa mesmo, a gente sente a força de dentro para fora. Ainda estou em processo de aceitação e ENTENDIMENTO.
Graças a deus meu companheiro ficou o tempo inteiro comigo segurando a minha mão.
Foi um processo sofrido para ambos.
Desejo muita força para as mulheres que estão enfrentando esse momento.
Olá Diana.
Obrigada pela partilha!
Estou a passar pelo mesmo… e, como não se fala do tema, temos de procurar onde nos informar
Numa pesquisa pela internet encontrei este post. Que conforto!
Conforto por saber que mais pessoas que passam pelo mesmo (aliás, bem mais que imaginava); conforto pelas palavras doces, tranquilas e exactas, mas necessárias; e, conforto pelo mantra.
Também tenho um aborto retido e aguardo a expulsão natural.
Estive grávida 9 semanas e que alegria que foram essas semanas!
Ontem ouvi o mantra que partilhou e consegui despedir-me!
Sinto tristeza, é normal! Mas tudo passa… e, quem sabe daqui a uns meses não estou aqui a escrever de novo dizendo que tudo correu bem!
Este post também me permitiu descobrir o seu blog.
Obrigada!
Olá Isabel,
obrigada pela sua partilha, ainda que num momento triste. Mas fico contente que o meu post tenha tido efeitos benéficos.
Coragem e pensamento positivo, tudo vai ficar bem. <3
Um grande beijinho
Oii diana, estou passando pelo mesmo! Estou de 11 semanas e no maior desespero.. comecei a tomar os chas essa semana e nao tenho sentido muita diferenca. Tenho o total apoio do meu namorado e estou com o meu psicologIco tranquIlo Quanto a isso. Voce me ajudou a me acalmar, so espero qUe os cHas deem certo. ObrIgada!
Olá lindas, no meu caso o saco gestacional está sem o embrião ?? perdi sangue e coágulos,mas o saco gestacional ficou.
Olá Renata,
Receio estar na mesma situação. Infelizmente já tive sangramento mas o saco continua lá. Comecei a medicação mas parece que tudo parou. Sem dor, sem sangramento…estou com receio do que possa vir..já fiz dois dias de cytotec
Também estava aflita, meu bebê parou de se desenvolver, com quase 9 semanas. Hoje jaz 4 dias que soube da notícia e que espero meu corpo se encarregar. Me sinto estranha que tê-lo dentro de mim, mas na verdade não tê-lo. Porém fiquei mais confiante com seu relato, pois estava pensando até quando esperar, uma vez que se ouve tanta coisa!!!
Obrigada mesmo …
Olá Ludmilla,
lamento a sua perda e compreendo o que está a sentir. <3
Fico contente que o meu post tenha ajudado. Tenha confiança no seu corpo e com tranquilidade tudo vai correr e ficar bem. <3 <3 <3
Um beijinho,
Diana
Olá! SOu brasileira e por aqui não li nada tão amaroso e inteiro como seu relato. HOje inicia-se minha jornada em esperar.
OlÁ, Descobri por acaso o seu blog, nem sabe o quanto fiquei grata por isso. Obrigada.
Eu há cerca de 13 anos atrás sofri um aborto espontâneo, sem qualquer perda de sangue, mediante uma análise pelo medico do trabalho, detectou sangue na urina,para entrar em contacto com a minha médica, não sei se foi dos nervos mas logo que entrei na porta do escritório e fui ao wc, começei a perder sangue, fui IMEDIATAMENTE ao hospital , onde esperei 4 horas para me ser diagnosticado por dois médicos com bastante experiência, infecção urinária, relatando que eu não estava no tempo que supostamente deveria, mas sim de menos, de realçar que estava gravida de 9 semanas , mas para eles deveria de estar de 6 pois o coração mal se ouvia, enquanto me faziam a ecografia via ABDOMINAL.tomei a medicação para a infecção, dias depois grande perda massiva de sangue e fui a outro hospital da linha, onde me detectaram que estava a abortar, e que como estava tudo a ser expulso como deveria que nada iriam fazer, estive ao todo duas semanas a abortar até ao momento em que pela MILIONÉSIMA vez que fui ao wc, ao levantar-me com muito custo agarrada ao lavatório, me levantei e em cima do meu penso, o meu bebé …. pequenino, perfeito e limpinho, fiquei chocada e com a imagem até hoje do momento….. Neste momento , estou gravida, supostamente com aborto retido, não há batimento CARDÍACO, não tive até agora perda de sangue, há duas semanas atrás fiz a primeira eco que seria a de datação, segundo as contas da dra. estaria quase de 7 semanas ….ao fazer a primeira eco….estava tudo….mas não se via o embrião… dr. pediu para repetir o exame ontem… onde se via já o embrião mas sem batimento CARDÍACO, tudo por via abdominal….tive que ir para o hospital para fazer por via vaginal e confirmo-se que não há batimento CARDÍACO, a Dra. muito atenciosa e atenta a tudo pediu-me para repetir o exame para a semana… para não ter esperanças mas para não as perder….passei duas semanas agoniada….e agora mais uma ….apesar de saber e sentir ….que não há mais nada a fazer…. um beijinho a todas de força e coragem neste momento e espero sinceramente que o meu testemunho de alguma forma vos conforte…
Obrigada pelo testemunho, para quem está a passar pelo mesmo é sempre muito importante ouvir outras mulheres com histórias semelhantes (ou não). Muita força e coragem neste momento difícil, vai ficar tudo bem. <3 Um beijinho
Ola, estou passando pelo mesmo no momento, e ao pesquisar no google achei seu blog, optei por aguardar a expulsão natural do corpo, mas confesso q estou com medo, antes mesmo de ler seu relato pensei em tomar o chá de canela, estou com medo de todas essas dores, mas sei que será um processo necessário para a expulsão, hoje tive dois sangramentos pequenos ao URINAR, é muito angustiante essa espera, fora o medo de dar alguma infecção, a médica que me atendeu disse q eu tinha o prazo de 30 dias a contar do dia que tive p diagnostico, para o corpo expulsar naturalmente espero que não demore tanto assim?
Olá Júlia,
lamento a sua perda. Confie na natureza, o seu corpo é sábio. 🙂
Força e muita coragem, estou a torcer para que dê tudo certo e seja o menos doloroso possível.
Um beijinho
OLÁ, ESTOU PASSANDO PELO QUE TODAS VCS PASSARAM, É MUITO TRISTE PERDER UM ANJINHO. TENHO DOIS MENINOS, TIVE 6 ABORTOS ESPONTÂNEO. NÃO É FÁCIL, ESTOU TOMANDO GARRAFADA😪😪😪😪😪😪 E CHA DE CANELA PARA ESPELIR LOGO. MAS DEUS SABE TODAS AS COAS.🙏
Olá, estOU PASSANDO POR ALGO PARECIDO, MEU ÚTERO ESTA FECHADO O SACO GESTACIONAL ESTA NO LUGAR CORRETO E AINDA PEQUENO, ESTOU COM MUITO SANGRAMENTO, ATÉ PARECE QUE ESTOU NO CICLO MENSTRUAL NORMAL. NO PRONTO SOCORRO FUI ORIENTADA A ESPERAR, SE EU VOU OU NÃO TER UM ABORTO ESPONTÂNEO. eSSA ESPERA ESTA ME MATANDO, JÁ BUSQUEI VARIAS INDICAÇÕES DO QUE FAZER PARA NÃO ABORTAR, MAS NÃO ACHO NADA ÚTIL. nÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE TENHA CONSEGUIDO PASSAR POR ESSE GRANDE SANGRAMENTO E MESMO ASSIM TENHA TIDO UMA GESTAÇÃO NORMAL.
Olá Letícia,
lamento a dor que está a passar e desejo que fique tudo bem (quer a gestação evolua ou não).
Força e coragem e serenidade.
Um beijinho no <3
Oi jULIA, ESTOU NA MESMA SITUACAO, DEU TUDO CERTO?
FICA COM DEUS
KATE
Ola, a ultima vez que fui ao medico estava de aproximadamente 9 semanas. Depois disso fiz uma viagem e acabei andando de tirolesa, e depois fiz um salto de uns 30 metros. Desde a ultima ultra nao fiz mais nenhum exame e agora estou de 13 semanas, porem no ultimo domingo sonhei que estava sangrando e provavelmente nao tinha mais bebe. Ontem fui ao medico por estar com um pouco de dor como se fosse colica, a medica apenas examinou e meu colo do utero estava fechado, e desde entao sinto leves dores, nao fiz nenhuma ultrassonografia, e nao me sinto gravida, sinto meus seios doloridos, mas e o unico sintoma que tenho. Devo ir ao medico para fazer uma ultra? meu medico esta marcado apenas para o dia 25/01.
Olá Natália, em caso de dúvida, é sempre melhor ir ao médico, na minha opinião. Mas poderá ser apenas medo. 🙂 Desejo que esteja tudo bem. Bjs! <3
Estou tendo um aborto espontâneo. O médico disse que meu colo do útero edta aberto..que provavelmente sairia tudo..
Posso tomar os chás para ajudar na limpeza?
Ja esperava por isso pois as datas da dum e eco não fechavam e nem vi embrião.
Triste porém consolada
Confio em deus e na natureza
Olá Carol,
lamento a sua perda. Desejo que tenha muita força e coragem.
O que relato aqui, foi a minha experiência pessoal. Os chás ajudam, sim, mas deve tomar e fazer aquilo que sentir ser o mais adequado.
Um beijo no coração.
Falo desde o Brasil e quero te agradecer pelo relato e todas as dicas, eles foram fundamentais para que eu fosse capaz de passar por esse processo doloroso que é a expulsão natural. Tive um aborto retido, descobri já faziam 3 semanas que o embrião tinha parado de se desenvolver. Visitei dois médicos, um que pediu para fazer uma curetagem, como se fosse o único processo adequado, e outra que falou para deixar o corpo expulsar naturalmente, mas que não me instruiu sobre como seria… O que eu aprendi é que precisamos de muitas fontes de consulta e que na hora valerá o que aprendemos, mas muito mais o nosso feeling sobre o que deve ser feito e sobre a força que teremos que ter para aguentar. Enfim, acho que deu tudo certo. O que queria te perguntar é se você sangrou por muitos dias depois do expulsivo maior. Eu tive as dores e expulsão de muita coisa no sábado, e ontem (terça) e hoje ainda saíram alguns restos de tecido e sangue… Além disso você continuou tomando os chás após o processo expulsivo maior? Penso se isso é ou não necessário para garantir que tudo seja expelido e o útero fique limpo. Obrigada novamente, abraço.
Olá Thaís,
lamento antes de mais o que está a passar, mas fico feliz em saber que todo o processo se desencadeou naturalmente e que pude contribuir com este post para a ajudar. É mesmo isso, seguir o nosso poderoso instinto é o melhor. E consultar fontes diferentes ajuda muito a clarificar as ideias.
No meu caso, nos dias seguintes sangrei um pouco (no primeiro dia, no banho, penso que por causa da água quente, bastante e com bastantes coágulos, mas nos seguintes muito menos). Não sangrei a quantidade que me disseram, tinham-me dito que o fluxo seria enorme e não foi, cada organismo é diferente. Por eu não comer produtos de origem animal, o fluxo também é menor.
Sobre os chás, não continuei a tomar. Parei. Mas passados dois dias fui ao ginecologista / obstetra fazer uma Ecografia para confirmar que o útero estava limpo (e felizmente estava). Recomendo que aguarde uns dias para sair tudo e que o faça também.
Um beijinho grande ❤️
Gratidão novamente, Diana! Beijos ❤️
<3
Sofri um aborto ontem 7 SEMANAS sangrei muito é senti dores horríveis,fiz uma ecografia mais ainda consta resto ovulares.. A medica queria fazer CURETAGEMAis eu espero o corpo expulsar.
Olá, estou neste momento á espera que o corpo REAJA e expulse… é angustiante…tudo bem que ao natural é sempre mais benéfico mas psicologicamente, esperar ter contrações, sangramento e ir para a sanita esperar que caia o embrião e tudo o resto é algo perturbante e atroz… uma informação se souberem, devo ir às urgências só depois de sair tudo? Obrigada
Olá Sandra,
coragem, vai tudo correr bem!
Eu não fui às urgências – nem é necessário que vá, só se justifica caso passe por uma emergência médica.
Um beijinho e força.
Comigo aconteceu exatamente igual, eu me sentia mae, sabia que estava sempre acompanhada, quando isso parou de acontecer… esse sexto sentido que tb me fez procurar o medico… essa espera é angustiante…. descobri há 4 dias que meu filho com 7 semanas parou de desenvolver….. vazio, angústia, medo, tristeza…. só rezo que isso Acabe logo e que meu corpo consiga rápido expelir tudo… nada de sangramentos ainda e COLo do útero fechado:(
Coragem e paciência. <3 Vai ficar tudo bem. Um grande beijinho.
Tive essa experiência o ano passado. As 5 semanas e algo já tinha sinais de que a gravidez não era evolutiva(beta hcg não estava dobrando na média), porém minha médica me receitou progesterona e disse pra FAZER uma ultra somente a altura das 8 semanas. Foi uma espera angustiante, ja nao me sentia gravida, mas sempre fica uma esperança de que poderia estar evoluindo. As 8 semanas então foi constatado que o embriao parou as 5sem e 3dias. Ou seja, fiquei com um aborto retido por quase 3 semanas. A medica disse que eu parasse com a progesterona(possivelmente foi isso que “segurou” até as 8 semanas). Assim que parei com a progesterona comecei a ter um leve sangramento e logo comecei a fazer sessões de acupuntura. Uma semana depois ainda sangrava muito pouco, decidi então tomar “agua inglesa”, muitas usam para tentar engravidar e limpar o útero após anos de anticoncepcionais, mas ele nada mais é que um monte de ervas usadas pra aumentar o apetite. E também usada nesses casos pra ajudar na expulsão quando se tem aborto retido. Eu fiquei com um certo medo porque li muita gente dizendo que ele aumenta muito o fluxo menstrual e eu ja tinha anemia muito forte. Porem resolvi tomar uma colher, uma semana apos ter constatado o aborto. Tomei apenas uma colher pela manhã. A noite comecei a sentir muita dor, na madrugada lembro da minha mae(querida que estava a meu lado nesse momento) esquentando água e colocando em garrafinhas pra aliviar minhas cólicas. Eu tenho uma boa resistencia pra dor nesse sentido pq ja sofri muito com colica menstrual e ha algum tempo ja nao as tinha. É como se ela tivesse voltado com mais intensidade. pela manhã eu sentia dor ainda e com a sensação de que algo tinha que sair e nao saía(pq até esse momento o sangramento continuava igual, borrinhas de sangue apenas). Até que em um determinado momento tive uma dor bem forte e fui ao banheiro e aí desceu um monte de uma vez, nao consegui identificar nada, mas foi uma quantidade grande de coágulo e sangue. Não continuei sangrando muito e regularmente como em uma menstruacao, porem tive novamente um episodio de colica forte e corri ao banheiro e mais uma vez uma enxorrada de sangue. Fui fazer uma eco e a medica disse que parecia ter eliminado tudo, mas o endometrio ainda iria diminuir de tamanho quando estivesse expulsado tudo. Tomei mais uma colher da tal agua INGLESa, porem achei que nao ia ter mais dores iguais, mas tive e nao estava em casa, foi um sufoco, estava no mercado e comecei a sentir cólicas e a suar frio. Corri para o banheiro mais próximo e mais uma vez uma enxorrada de sangue. Eu ja estava com medo de sair de casa e passar por isso novamente e nao tomei mais a agua inglesa. E depois DESTA vez fui novamente fazer uma eco e meu útero estava como novo. O medico que fez o exame disse que se eu nao tivesse dito que tinha tido um aborto ele nao saberia identificar porque meu utero estava limpinho. Mesmo com as dores e tudo acredito que foi a melhor forma, muito melhor que fazer um procedimento de raspagem. Como disse, nosso corpo é sábio e além disso apesar de serem coisas diferentes, e terem significados diferentes, o aborto(refiro me a expulsao) é basicamente um parto, refrente as sensacoes fisicas que TEMOs: dores, contrações etc. A parte psicologica pra mim foi muito mais dolorosa. Hoje estou grávida de 7 semanas, mas como sou mais velha e tenho alguns problemas de saude estou bem receosa com essa gravidez, meio que já descobri me preparando para algo. Já pensei não estar grávida por TER perdido alguns SINTOMAS e ao fazer uma eco ouvi um coração batendo. Mesmo assim nao me sinto grávida, não tenho sintomas além de seios doloridos e inchados(mas uso progesterona q tb causam esses sintomas). Acho que nao vou sossegar enquanto nao chegar as 12 semanas para fazer a morfologica e saber que esta tudo bem. Assim espero! Antes disso eu tenho outras ecos e espero ouvir o coraçãozinho novamente. ♥️
Olá Adriana,
obrigada pela sua partilha. <3 Não conheço a água inglesa...
Tudo a correr bem na nova gravidez. 🙂
Um beijinho
Olá! Pode-me indicar onde comprou a água inglesa em Portugal? Obrigada
Ola meninas tambeim estou passando por esse momento dificil , fiz uma ultra dia 14/10/21 e estava com 6 semanas e 2 dias e nao conseguimos ouvir batimentos , o medico pediu pra fazer outras depois de 15 dias , mais infelizmente nao deu tempo , comecei a ter um sangramento bem pouco rosado no dia 17 que foi evoluindo dia 19 fui na emergencia e o utero estava fechado a medica que me atendeu recomendou repouso e que se aumentasse o sangramento retornasse e marcou uma ultra pra sexta dia 22 , mais novamente nao deu tempo quando foi na quarta dia 20 comecei com colicas e sangramentos mais forte muito sangue msm com coagulos fui pra emergencia ela nao disse nada só que tinha muito coagulos retirou e mando pra ultravaginal la foi detectado apenas dois possiveis saco gestacional e o embriao ja nao estava mais la , deu como um aborto incompleto a medica queria ja me interna pra fazer o procedimento de curetagem , mais eu nao quiz prescisava vim pra casa ter meu momento porque é muito triste tudo isso , agora preferi esperar em casa um tempo e marquei um medico particular para ter orientaçoes e acompanhamento , o sangramento continua mais bem menos e as colicas ainda nao voltou , vou tomar cha de canela para ver se ajuda no processo se meu corpo consegue expelir o restante naturalmente , pois não quero ter que passar por curetagem 😢😢 Fé em Deus e muito força para todas que estão passando por isso ou que ja passarão é muito dificil , mais Deus sabe de tudo
Oi, Diana! É maravilhoso encontrar alguem que como eu tambem nao queria nada invaSivo. Todos pressionam pra que eu faca a curetagem, mas eu sei que meu corpo vai fazer o NECESSÁRIO! Muito obrigada por compartilhar sua EXPERIÊNCIA e Dicas, de coração!
Olá Mariana, obrigada também pelo feedback. 🙂 Um beijinho grande.
Boa noite eu sou a vaness e tive de faser um aborto medical hontem TOmei os comprimidos VAGInais e passAdo 4 horas COmecei a perder sangue e senti um grande caugulo de sangue hoje tomei os 8 comprimidos pela boca SINTo tipo contracoes e perdas de sangue mas AInda nao saiu o feto quanto tempo devo esperar sexta feira tenho uma eco para saber se AInda la esta dentro mas sim AInda esta claro AInda nao saiu
Olá Vanessa, deve consultar o seu profissional de saúde ou então ligar para a linha saúde.
Um beijinho e tudo a correr bem.
Olá diana vou fazer amanhã mesmo posso tomar só o chá de canela com salsa ou tenho que tomar todos
Olá Vitória,
a minha experiência está completamente partilhada no post, mais do que isso infelizmente não consigo ajudar.
Desejo que tudo fique bem.
Um beijinho e tudo de bom.
Olá bom dia devo tomar somente o chá de canela, e quantas vezes ao dia?
Olá Boa Tarde, quantas vezes ao dia devo tomar o chá de canela?
Olá, tua EXPERIENCIA me conforta, saber que isso tudo vai passar, me acalenta um pouco.
Gostaria de saber quantas vezes devo eu tomar o chá, diariamente.
Olá Anne, eu tomei várias vezes. Tudo a correr pelo melhor! <3 Bjs
Olá Diana,
como é importante ter a internet nos dias de hoje que nos liga com pessoas de tão longe e que não conhecemos mas que sabem o que estamos sentindo. ao ler suas palavras senti como se eu mesma as tivesse escrito. estava também de 11 semanas, e exatamente como você senti como se não estivesse grávida. Como nosso corpo é sábio, nesta terça, acordei depois de uma noite com sonhos estranhos, onde eu ia para o hospital para que meu bebe nascesse, mas eu não tinha barriga, repetia para as pessoas que eu não havia vivido aquela gravidez, como podia eu já ter meu bebe. acordei agoniada e ao ir ao banheiro percebi um leve sangramento, fui ao hospital e depois de uma ultrassom descobri que o bebe não tinha batimentos e que não havia evoluído. fiquei sem chão, mas parece que eu já sabia, a intuição havia me dito no sonho, como pode nosso corpo ser tão inteligente e funcionar biologicamente juntamente com o psicológico. ainda estou esperando o momento do aborto espontâneo e só queria que acontecesse logo, pois, também não gostaria de fazer uma curetagem, acho invasivo, quero que seja natural, estou começando a tomar o chá de canela para auxiliar no processo, tenho conversado com amigas que também passaram por isso e todas dizem que dói muito, isso assusta, mas é necessário, faz parte do processo, então que seja. Obrigada por compartilhar sua vivência, foi importante pra mim, e pelo que vejo para muitas outras mulheres que também deram seus testemunhos. é muito mais comum do que eu imaginava, mas só passando pra entender o que se trata. como vc também comentou, não era pra ser, não era o momento! Obrigada por fazer luz ao assunto auxiliando quem passou por isso a se sentir menos sozinha na multidão. Desejo muita paz e saúde na sua vida!!
Olá Letícia,
obrigada também pelo seu testemunho. Receba um beijo meu no seu coração e com certeza que não estamos sozinhas na multidão. <3 É um momento difícil, mas tudo vai ficar bem (só pode ficar bem!), acredite. Paz e saúde também para si. Um beijinho grande.
Olá, descobri que estou com uma gestação anembrionaria, é pra minha surpresa tenho dois sacos gestacionais vazios, vou a minha médica na terça feira, estou com muito medo de ter que fazer uma curetagem, mas já tem 4 semanas é meu organismo não expeliu, hoje tomei um chá de maçã com canela em pau nada aconteceu … Sinto todos os sintomas de uma gravidez isso que me doe mais, tenho enjoos CONSTANTes …
Eu tambem DESCOBRI que tinha uma gravidez ANEMBRIONARia.. é doloroso.. alguem engravidou de novo de seguida? Como correu
Olá fabi, a gravidez abembrionária só pode ser diagnosticada com certeza a partir das 5 semanas! Como seu caso foi resolvido? Pois hoje ei possuo saco gestacional, vesícula vitelínica mas não ouço o coração do meu bebê! Minha esperança é que ele tenha menos de 5 semanas.
olá Diana, descobri o teu blog no face, por acaso!! será que foi mesmo acaso, confio que não.
Estou de 11 semanas e no sábado fiz US e também descobri que o embrião tinha parado de desenvolver, esta a ser menos FÁCIL, pois ainda me sentia nas nuvens e de repente fiquei sem chão. Sei que algo não estava bem e como tal o nosso organismo como SÁBIO que é reconheceu e interrompeu. Neste momento estou a aguardar a expulsão natural, pois também não sou adepta de medicação. Vou seguir as suas dicas. Grata de coração pela sua partilha, pois na net o que existe muita pouca informação sobre o assunto. Obrigado pela sua partilha, beijinhos.
Olá Ana Sofia,
Recebe um abraço meu, ainda que virtual. <3
Desejo que tudo siga o rumo natural, quer físicamente, quer emocionalmente. <3
Um beijinho grande.
Muito obrigado Diana, continuo a AGUARDAR que ocorra naturalmente, já senti algumas picadas e uns sangramento muito pequeno, tenho fé que tudo vai correr vem.
Beijinhos grandes
É o início, vai correr tudo bem. Força e serenidade. Beijinho grande <3
Olá Diana, 5ª e 6ªF tive muita dores e o sangramento aumentou de intensidade. Sábado expulsei algo de “estranho”Ontem fui ao hospital fazer Ecoe já saiu tudo, agora e continuação de limpeza.
Segui algumas das suas recomendações e acrescentei chá se salsa, que é muito abortiva em grandes quantidades. Agora é recuperar, fechar este capitulo. E Em breve iniciar treinos. Beijinho grande.
Que bom que tudo ficou bem. <3 Beijinho grande!!
O que vc tomou ?
EU DESCOBRI HOJE QUE TIVE UM ABORTO RETIDO. O MÉDICO ME DEU A opção DA Curetagem ou DE ESPERAR. Não SEI O QUE FAZER. COMECEI A pesquisar AGORA. TENHO MEDO DE ESPERAR PORQUE já TENHO UMA FILHA DE três ANOS E MEU MARIDO VIAJA MUITO. Tenho MEDO DE acontecer tudo QUANDO ESTIVER SOZINHA COM A BEBÊ.
Olá Juliana,
faça aquilo que sentir dentro de si que é o melhor.
Muita força e coragem. Tudo vai ficar bem.
Um beijinho
Olá Diana.estou nessa situação só tomando o chá de canela resolve? Comprei 2 COMprimidos da pirula do dia seguinte para tomar junto espero QUE funciona estou de um mês GEstação.
Olá DIANA. Descobri o teu blog ontem e estou a gostar muito. Estou a comentar este post, porque também sofri um aborto espontâneo (foi tudo expluso naturalmente, felizmente), em outubro de 2015, às 9 semanas de gravidez. Não foi fácil, acho que o pior foi aceitar que não podia fazer nada para reverter a situação. Tive de aceitar, e ajudou-me pensar que se aconteceu foi por alguma razão. A natureza sabe o que faz! O bom, é que 9 meses depois voltei a engravidar, tive uma gravidez santa, e tenho um bebé lindo de 9 meses!
Olá Helena, obrigada pelo comentário e pela partilha. 🙂 E que bonito 9. <3 <3 Beijinho grande
só com esses chás você conseguiu aborto instantâneo? durante quanto tempo foi necessário tomar os chás? quantas vezes ao dia?
Olá Thainá, não sei se percebi bem a sua questão… Se quiser explicar melhor, terei todo prazer em ajudar. Bjs!
Boa noite.
Estou passando pela mesma situação. Sofri um aborto com 7 semanas e já estou 4 semanas esperando o corpo expulsar de forma natural. Até o momento não sinto nada, apenas emocionalmente. Já não sei mais oque fazer, já tentei de tudo.
Não sei se é normal, mais sinto todos os sintomas de gravidez… Alguém sentia enjoos?
Olá Flávia,
lamento pela situação que está a passar. <3
Sobre os enjoos, eu não sentia (mas também não sentia antes).
Fiz tudo o que está no post e acho que o que resultou "mais" foi o chá de canela. Beba o que puder (mal não irá fazer, visto já não estar gravida).
Tenha paciência e calma, já li relatos de mulheres que demoraram mais tempo. Sei que não é fácil, mas tente acalmar a mente.
Um beijinho grande e força!
Eu estou passando por essa situação, sinto todos os sintomas mas o saco gestacional está vazio, quanto tempo demora para o organismo expelir ?!
Si tô enjoos diariamente
Olá Fabi, lamento a sua perda. Muita força e serenidade. Quanto ao tempo, varia de mulher para mulher. Não desespere e deixe a natureza fazer o seu trabalho. Vai tudo correr bem, tenha calma. <3 Um beijinho grande
Conseguiu?
OLÁ DIANA,
LI ESTE POST MUITO ANTES DE PENSAR EM ENGRAVIDAR E QUANDO LI PENSEI “QUE CORAGEM E QUE LIÇÃO”.
AQUILO QUE EU NUNCA PENSEI É QUE IRIA PASSAR PELO MESMO UM ANO E PICO DEPOIS DE TI.
ENGRAVIDEI EM OUTUBRO, ATÉ DEZEMBRO SENTI-ME SEMPRE MUITO BEM, ALIÁS SENTIA-ME GRÁVIDA, PARA ALGUMAS PESSOA OUVIR ESTA EXPRESSÃO PODE PARECER ESTÚPIDO, MAS ERA REALMENTE O QUE SENTIA.
PRATICO REIKI HÁ CERCA DE UM ANO E NUMA DESSAS AUTO CURAS POSSO DIZER QUE ERA COMO SE ME SENTISSE COMPLETAMENTE LIGADA AO MEU BEBÉ DE TAL FORMA QUE UMA VEZ SENTI QUE O CORAÇÃOZINHO DELE COMEÇOU A BATER. EM DEZEMBRO FIZ UMA ECOGRAFIA QUE MOSTRAVA QUE ESTAVA COM 6 SEMANAS E UM DIA, QUANDO NA REALIDADE NAS MINHAS CONTAS ESTAVA COM 10 SEMANAS, AÍ FOI QUANDO TUDO COMEÇOU…
NA MINHA CABEÇA DE MÃE DE 1ª VIAGEM “FIZ MAL AS CONTAS, O BEBÉ EXISTE, ESTÁ BEM, O CORAÇÃO BATE O RESTO NÃO IMPORTA”. POUCOS DIAS DEPOIS COMEÇARAM AS PERDAS DE SANGUE, NADA TRANSCENDENTE, MAS QUE SE TRANSFORMOU EM PERDAS DE SANGUE DIÁRIAS… NUNCA TIVE DORES, NEM ENJOOS, NEM FEBRE, TIVE SIM VÁRIOS PESADELOS RELACIONADOS COM A PERDA DO MEU BEBÉ. DIA 2 DE JANEIRO ACONSELHADA PELA MINHA MÉDICA DE FAMÍLIA QUE É UMA QUERIDA, FUI ÀS URGÊNCIAS, AO FAZER A ECOGRAFIA ERA MUITO CLARO PARA MIM, VIA-SE UMA GRANDE BOLSA PARA UM FETO MUITO MUITO PEQUENO, ESTAVA COM UMA GRAVIDEZ NÃO EVOLUTIVA, JÁ NÃO HAVIA BATIMENTOS CARDÍACOS, NO ENTANTO TUDO ESTAVA LÁ, OU SEJA ABORTO RETIDO.
POSTO ISTO, MANDARAM-ME PARA CASA PARA “ESPERAR”, NA ALTURA ESTAVA TÃO EM CHOQUE QUE NEM PERGUNTEI NADA. NO DIA SEGUINTE PENSEI, ESPERAR O QUÊ? FALEI COM ALGUMAS PESSOAS QUE PASSARAM PELO MESMO E TODAS TIVERAM DE ESPERAR UMA SEMANA, É UM PROCEDIMENTO HABITUAL PARA VER QUAL A EVOLUÇÃO DO NOSSO CORPO PERANTE O ABORTO. SEXTA-FEIRA BEBI UMA CANECA DE CHÁ DE CANELA, NADA ACONTECEU. SÁBADO BEBI UMA CHÁVENA DE MANHÃ, NÃO SENTI NADA DE ESPECIAL, DE TARDE BEBI OUTRA, PASSAR DE 20 MINUTOS SENTI TUDO AQUILO QUE DESCREVESTE, TIVE ASSIM 2 HORAS. PERCEBI QUE TINHA SAÍDO TUDO. TAL COMO TU PELO SIM PELO NÃO, FUI FAZER UMA ECO ÀS URGÊNCIAS PARA TER CERTEZA QUE NADA TINHA FICADO…
RESULTADO, TUDO LIMPO, NÃO FOI NECESSÁRIO TOMAR MEDICAMENTOS, NEM FAZER NENHUM TRATAMENTO.
HÁ MOMENTOS QUE FICO PROFUNDAMENTE TRISTE, MAS TENTO-ME CONVENCER QUE REALMENTE NÃO ACONTECEU PORQUE NÃO TINHA DE SER. ISTO PODE SER MUITO DIFÍCIL DE ACEITAR, MAS ESTAR SEMPRE A PENSAR NESTA PERDA, NÃO VAI RESOLVER NADA E SÓ NOS VAI CAUSAR AINDA MAIS SOFRIMENTO.
“A DOR É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL”.
OBRIGADA PELA TUA AJUDA E ESPERO PODER AJUDAR ALGUÉM COMO TU ME AJUDAS-TE A MIM. 🙂
Olá, revi-me nas palavras “não me sentia gravida”…
senti QUE estava grávida ainda sem SINTOMAS físicos, mas so fiz o teste com 50 dias após a menstruação, nso fosse estar a ser precipitada e o resultado foi positivo. Fiz a primeira eco ÀS 6 semanas e já ouvi o coração ? passado uma semana começou o sentimento que algo não estava bem, sentia mesmo que não estava grávida e falei isso à minha mãe e ao Meu marido, que desvalorizaram. Às 11 semanas tive uma pequena, irrisória perda de sangue, fui às urgências, domingo, e a médica disse que podia ser ela que não conseguisse ver e por isso não ouvia o coração… para voltar passado 8 dias. saí do hospital sem confiança e fui às urgências de um hospital privado. O médico foi 5 estrelas, calmo, simpático e frontal, a gravidez NÃO tinha evoluído… e pouco depois das 6 semanas… decidi fazer medicação, na altura nem quis pesquisar aceitei a opinião do médico, apenas queria que SAÍSSE tudo do meu corpo e feitas as contas, esteve 4 semanas sem evoluir. ainda esperei mais 1 semana e a opção do cytotec foi a solução.
Revi-me em todas as palavras das dores, sentimentos… tudo…
O que me preocupa neste momento é que desde 23 SETEMBRO (dia da expulsão) NÃO tive mais período, nem com a toma de medicação para forçar a vir… vou agora fazer análises hormonais mas APARENTEMENTE, através da eco, ESTÁ TuDO bem.
Não sei bem que pensar e daí ter procurado sobre este assunto e ter encontro este blog que tanto me revi nele.
Obrigada pela partilha, tenho falado do assunto com outras mulheres pois não entendo este tabu…
Olá Teia,
obrigada pelo testemunho, também não entendo o tabu. 🙂
Quando ao período, penso que é normal. Afinal só faltaram 2 ciclos (outubro e novembro). Não acho problemático, o organismo demora um pouco a ajustar-se. Mas também senti ansiedade que me viesse o período quando aconteceu comigo. 🙂
Vai ficar tudo bem. <3
Um beijinho grande
Eu tenho uma dúvida muito grande e angustiante…
Se eu tiver tomado o chá abortivo, ele pode me causar um aborto retido??
Eu não sinto mais que estou grávida…
Olá Diva, o melhor é consultar o seu médico… Um beijinho tudo a correr bem!
Também estou passando pelo Aborto retido e assim como algumas mulheres vim buscar mais informações na internet. Fiquei feliz em encontrar seu blog e seu relato.
Quando descobri a gravidez fiquei muito feliz, pois tínhamos tomado essa decisão esse ano. Porém, quando fui fazer a primeira ultrassonografia com 8 semanas, veio a decepção… O embrião não tinha sinais vitais e estava muito menor que o esperado. Um momento de angústia e tristeza. O médico pediu alguns exames para tentar detectar algum fator de causa. Passando o impacto… Resolvi aceitar E seguir em frente. Estou realizando os exames, AINDA não OBTIVE os resultados. já se passou uma semana. E os resultados do exame saem só na próxima semana. Estou seguindo a vida normalmente, indo trabalhar e já preparei uma troca de roupa, caso aconteça algo fora de casa, conversei com algumas colegas de trabalho para estarem preparadas. Vou seguir suas dicas, comprar calças de resguardo, ou algo do tipo, pois estou só com alguns absorventes na bolsa. E agora, vou estabelecer uma data limite para aguardar o processo natural. Fico grata que tenha tido a iniciativa de escrever sobre sua experiência, por isso resolvi deixar o meu relato tbm.
Olá Tânia, espero que tenha tudo corrido bem e desejo muita paz e coragem. <3 Um beijinho grande
Olá Diana, antes de mais nada obrigada pela coragem e pelas palavras.
Esse é um tema pouco discutido e só quem passa por isso sabe as dificuldades que enfrentamos.
eu também passei ( e estou passando) por um aborto retido. descobri há 2 semanas atrás e optei por deixar o corpo expelir normalmente. é uma espera angustiante mas estou tentando me reerguer, pensar positivamente.
me faz bem acreditar que foi melhor assim.
eu também tive um sonho antes de acontecer e sintia uma conexão muito forte com essa vida, agora fica um silencio danado rs
mas além da recomendação de 3 médicos, a minha intuição também fala que eu devo aguardar o processo naturalmente, não é fácil.
e no meio desse vendaval, ainda nos deparamos com o receio de perder o trabalho. e se eu esperar 1 mês e terminar fazendo uma curetagem? Mas quando esse pensamento me vem a mente penso que devemos seguir a nossa verdade e se deus quiser de uma outra forma, irei aceitar. mas farei a minha parte.
me apego ao fato de algumas amigas terem perdido também e engravidado na sequencia. tenho fé que logo terei uma linda historia para contar.
uma parte de mim não quer se abrir, quer preservar a intimidade do casal. a outra parte quer contar essa experiencia para preparar mulheres que venham a passar por isso.
eu sabia do risco mas nunca tinha lido nada a respeito do aborto espontaneo/ aborto retido. e quando você se depara com a situação tem que lidar com a perda e com um processo desconhecido.
agradeço mais uma vez os relatos.
seguimos na fé. e espero voltar aqui com boas noticias em breve!
um grande abraço!!!
Olá Marina,
espero que tudo se tenha resolvido de forma natural e que esteja bem. <3 Obrigada também pelo testemunho. Um beijinho grande com luz.
Encontrei Este Blogue Pois Estava A Pesquisar Informações Sobre Aborto Espontâneo.. Li OS Vossos Testemunhos e Decidi Partilhar O Meu.
Tenho 29 Anos E Sofri Dois Abortos Antes Das 10 Semanas. O Primeiro Foi Em Dezembro, Tive Um Sangramento Antes Mesmo De Haver Batimentos Cardíacos, Uma Semana Depois Havia Batimentos Cardíacos Fracos e Na Seguinte Já Não Havia Nada.. A Medicação Para Expulsão Não Fez Efeito E Tive Que Fazer Raspagem. Foi A Coisa Mais Traumatizante Da Minha Vida. Não Pelo PROCEDIMENTO, Pois Não Senti Nada, Estar No Hospital No Piso De Tanta Mulher Grávida.. Recuperei e Em Agosto Voltei A Engravidar… Tudo Bem, Análises, Embrião Com Batimentos, E Crescimento Adequado… As Oito Semanas Tive Um Sangramento, Fui Ao Hospital e Estava Tudo Bem. Aconselharam Me Repouso É Assim O Fiz, Uns Dias Mais Tarde Voltei A Minha Médica E Estava Tudo Bem.. Uma Semana Depois Senti Que Já Não Estava Grávida (Realmente O Nosso Corpo É Impressionante) É Sem Qualquer Sintoma Voltei a Médica E Confirmei O Que Temia. Não Tenho Coragem Para Deixar O Corpo Expulsar, Tomei Novamente Os Medicamentos E Desta Vez Fizeram Efeito.. Foram Horas Terríveis a Dor Física E A Psicológica.. Agora Vou Fazer Exames Para Saber Se Consigo Descobrir O Motivo De ISTO ACONTECER.. Passaram 15 Dias E Eu Sinto Me Péssima.. Nunca Fui Pessoa De Ir A Baixo, Muito Pelo contrário.. Na Vida Eu Sou Quem Dá O Apoio, Quem Ajuda A Resolver E Quem Vê Sempre O Lado Positivo.. Mas Desta Vez Está Difícil.. Tenho Amigos, FAMÍLIA E Um Marido Fantásticos.. Mas Mesmo Assim Sinto Uma Solidão, Uma Tristeza Tão Grande.. Considero Me Uma Pessoa Informada, Sei Que Podem Haver Diversas Causas Trataveis, Sei Que É Um Problema Extremamente Comum (Tanto Que O Sistema NAVlcIONAL De Saúde Só Dá Importância E Faz Exames Aprofundados Após O Terceiro Aborto),Sei Tudo Isso E Mesmo Assim Sinto Me No Fundo Do Poço.
Dou Por Mim A Questionar O Que Posso Ter Feito Mal, O Que Fiz Para Merecer Isto… Chego Ao Cúmulo
De Ficar Zangada Por Ser Uma Pessoa Aparentemente Com Um Estilo De Vida Tão Saudável E Isso DE NADA Me Valer (Racionamente Eu Sei Que As Coisas Não São Assim.. Que Nem Sempre Há Motivos)…
Enfim.. É Um Trauma Muito Grande Passar Por UM Aborto, Até Ter Passado Não Fazia A Menor Ideia Do Peso Que Isso Traz Na Nossa Vida..
Desde Já Obrigada Pelo Espaço Que Me Permitiu Falar Abertamente Sobre O Que Sinto Neste Momento…
Um Beijinho A todas
Olá Andreia,
Obrigada pela partilha.
Não se deixe levar pela tristeza, procure dentro de si paz e serenidade <3 Acredite que tudo melhorará e que vai conseguir transmutar o sofrimento que está a sentir agora para força e coragem. <3
Um beijinho grande!
Olá diana,
Venho contar a minha historia e quem sabe encontrar o melhor caminho para tomar a minha decisão.
Engravidei em agosto e fui fazer a 1 eco estava com 5 semanas, ontem fui fazer a eco oficial do sns e supostamente estaria de 10 semanas e 5 dias mas durante a eco aconteceu o mesmo que a muitas de vós, a médica disse-me que não existem batimentos cardiacos. Fiquei dormente, nunca esperei, ao contrario de ti nao notei nada no meu corpo que me desse esse sinaL e apesar de nao ter sido uma gravidez planeada estava feliz e já imaginava como tudo seria.
Fiquei um pouco em choque com a noticia mas apesar de ainda me estar a conformar acredito que a natureza é sabia e se assim foi vou aceitar, o que se passa é que neste momento estou com um aborto retido.
Segundo a medica o tamanho do feto corresponde a 8 semanas e eu estaria com 10, ou seja, ha cerca de 2 semanas que ja nao havia evoluçao. Perguntei o que fazer e a medica disse me que existem 2 opcoes:
– tomar medicacao sobre vigilancia hospitalare todo esse processo
– esperar que o corpo faça a expulsão
Perguntei o que seria melhor e ela apenas me disse que era uma decisão muito pessoal, nao tive a capacidade de colocar as duvidas que tinha e tenho, olhei para a minha mae e ela disse me que talvez fosse melhor resolver logo as coisas mas o meu primeiro instinto foi pensar que o meu corpo iria conseguir fazer a expulsao naturalmente e isso seria melhor para o meu corpo, fiquei com consulta para daqui a 14 dias.
Claro que assim que cheguei a casa comecei a pesquisar e nao encontrei quase informacao nenhuma sobre este assunto a nao ser foruns e alguns muito antigos, até que hoje encontrei este blog onde vi alguma orientaçao.
Ainda continuo com duvidas pois tenho a hipotese de ir segunda feira a um hospital a 100km onde a medica que me tem seguido esta de urgencia e posso iniciar o processo que nem sei bem como funciona.
A ideia que tenho da pesquisa que fiz é que muitas mulheres que esperam não obtêm resultados nas semanas seguintes. As que recorrem a medicaçao muitas acabam por nao expulsar o feto e tem que fazer curetagem. Tambem vi quem conseguisse expulsar mas muitas vezes nao falam no tempo que demoraram porque muitas vezes antes de descobrirem ja passaram semanas sem saber. Nao sei qual é a melhor decisão e a verdade é que não sinto nada, sinto apenas algumas pontadas ou colicas muito leves mas muito pouco, e estou com pouca energia para lutar, queria fazer exercicio intenso mas falta-me a força. Algum conselho?
Obrigada pelo mantra diana, é muito lindo
Olá Miriam,
Lamento pela situação que estás a passar, mas acredito que tudo tem um propósito e que vai ficar tudo bem. <3
Compreendo perfeitamente o teu turbilhão de dúvidas, passei por isso. Tenta acalmar a mente, focar-te nos pensamentos positivos, tirar algum tempo por dia só para respirar, fechar os olhos e visualizar imagens positivas e tranquilas. As respostas vão surgir naturalmente. E lembra-te sempre que antigamente não existiam ecografia e que a maioria das mulheres que perdiam os fetos no primeiro trimestre, muitas vezes nem sabiam que tinham estado grávidas (pensavam que era uma menstruação mais forte) e as outras só sabiam que tinham abortado aquando da expulsão. O nosso corpo é sábio e a natureza é perfeita, não duvides. Muita força e coragem. Um beijinho grande <3
Oi Mirian,
no final qual foi sua opcao remedio ou esperar? estou esperando tem 5 semanas =(
Olá Diana, Acompanho o teu blog há imenso tEmpo devIdo à alimentaÇão quE sigo, e também a todos os outros aspectos que admiro em ti. E curiosamente nunca tinha visto este teu post, atÉ ao dia que pesquisei pelo tema e fiquei surpreendida ao aparecer o teu blog.
EnGravidei, de modo descontraido, pouco planeado, mas percebo agora que era muito desejado. Fiz o teste sozinha em casa e fiquei histerica a rir durante horas, seNsacao que nao se explica, um sentimento diretamente do Coração. Nesse mesmo dia marqUei consulta com a minha ginecologista que só tinha vaga para dali a 6 dias. Tal como tu, do nada, senti-me menos grávida 3 dias antes da consulta, mas tentei mascarar o sentimento com o receio Normal desta fase. Hoje percebo que a ansiedade que sentia pela consulta nao passava do medo desta confirmacao. Sem qualquer sintoma menos bom, cheguei à consulta e confirmou-se, gravidez de 7 semanas sem batimento cardiado. A medica explicou oS varios procedimentos que poderia optar aconselhando-me ir dali a 6 dias ao hospital onde ela estava de urgencia e tomar os comprimidos e aguardar que ocorresse a rejeiÇão do feto. Nao se explica o vazio que esta noticia nos traz… sentia-me a Maior desde o mometo que soube que tinha um ser a crescer dentro de mim, o resultado de muito amor… nao se explica esta perda. Aceitei o conselho medico, por muito que confie no meu corpo, nao consegui faze-lo sozinha (foste uma corajosa Diana). Dei entrada no Hospital, colocaram os comprimidos, dores de contracoes horriveis iguaIs à menstruacao mas muito mais fortes, nao pedi analgesicos pois Nao estou habituada a tomar e porque queria sentir o que o meu corpo estava a fazer. Nao perdi nada, apenas um pouco de sangue no papel higienico apos fazer xixi. Passadas 8 horas a medica repetiu o procedimento (mais 4 comprimidos) e aconselhou a tOmar um paracetamol para as dores ate para passar bem a noite, pois ja eram 23h. Adormeci, nao tive qualquer dor, acordei à 1h da manha cheia de saNgue, muito além de qualquer menstruacao. Fui para a casa de banho e saiu muito mais saNgue e vários coágulos. No dia seguinte repeti a eCo e infelizmente ainda haviam alguNs vestigios. marcaram a aspiracao para essa mesma tarde. Fui Sedada, nao senti nada e o procedimento é muIto rapido. Passado uma hora tive Alta, cheguei ha pouco a casa, eu, o meu vaziO e a grande Duvida “porquê?”. Sempre acreditei que ha um motivo para tudo, e o universo senpre me mostrou a resposta…aqui ainda nao Recebi, é dificil acEitar… engravidar para isto!? Qual o motivo de ter que passar por este processo!? É essencial o apoio de quem está a nosso lado, sou bem resolvida e trato seMpre de arrumar tudo o que ha para tratar, sejam sentimentos ou o lado pratico da Vida, aqui precisei muito da pessoa que escolhi para ser o pai dos meus filhos. Agora peço ajuda ao tempo para arrumar esta historia no meu coracao. Beijinho gigante
*Neste procedimento fui acompanhada no hospital De setubal, melhor ainda Que a equipa médica, foram todas as enfermeiras e Auxiliares que se cruzAram comigo nestes Dois dias, nao ha palavras para agradecer o apoio e o cuidado que tiveram comigo
Olá Mónica,
Desejo-te muita força e tenho a certeza que tudo vai se vai arrumar no teu coração. E obrigada por partilhares também comigo a tua história. <3
Acho que aceitar é a palavra-chave. Aceitar com o coração sem procurar um porquê, com a certeza de que um acontecimento (mesmo que) triste pode sempre resultar em coisas boas (nem que seja apenas - que é imenso - no vosso fortalecimento interior). É um acontecimento recente e por conseguinte mais doloroso, mas com o tempo vai suavizando, acredita. <3 <3 <3
Muita luz e um grande beijinho!
Olá, muito obrigada por seu relato e orientação, estava buscando informações sem sucesso na internet sobre minha situação até achar seu blog!
iniciei o processo de aborto espontâneo ontem, mas no meu caso, fiquei ontem (sábado) desde as 16hs30 até 00hs expelindo COÁGULOS de sangue, muito sangue e contrações cada vez mais frequentes e intensas, quando deu meia noite, já não conseguia me manter de pé, com tonturas, vertigem, chegando ao vomito de tanta dor e fraqueza, fui para o hospital, mas ao chegar o sangramento já estava bem reduzido. Fiz exames de sangue onde constatou anemia devido a alta perda de sangue, mas infelizmente o saco gestacional e embrião, ainda se encontram intactos no ÚTERO e meu colo do ÚTERO semi aberto.
A médica que me atendeu sugeriu retorno pra casa e aguardar pelo menos mais uma semana em casa aguardando que meu corpo se encarregue de expelir o resto, mas até o momento não estou tendo evolução, meu sangramento está como menor que um fluxo menstrual, a diferença é que toda vem qe vou ao banheiro continuam a sair pequeninos coágulos,
Assim como você, eu também anseio muito para que meu corpo reaja e eu não precise realizar a curetagem, vou seguir seu conselho e tomar o chá de canela, acredito que ele é quem tenha realmente auxilado no processo de expulsão.
Estou muito temerosa, pois no seu relato conseguiu expelir tudo no mesmo dia, no meu caso, tive o sangramento ontem e o quadro não mudou e andei lendo e, o risco de possíveis infecções no meu caso podem ser grandes pois meu colo do utero está semi aberto, ainda expelindo RESÍDUOS continuamente, porém em menor quantidade.
Se souber de mais alguma coisa que eu possa fazer no meu caso para ajudar meu corpo nesse processo, seria muito grata, minha cabeça e emocional estão em frangalhos, mas hoje não pela perda, mas pelo fato do desejo de que isto seja resolvido de forma natural pelo meu corpo e não cirurgicamente.
Seu blog me ajudou muito, obrigada por seu relato.
Olá Keyde, compreendo perfeitamente o que está a sentir. <3 Tente o chá de canela, sim, resultou comigo. Pense que cada caso é um caso e que não quer dizer que por estar sendo diferente, não vai correr tudo bem (li muitos relatos e ouvi amigas e todos os casos foram diferentes uns dos outros). Sei que não é nada fácil, mas tente ter pensamentos positivos. Um beijinho grande com muita força (vai correr tudo bem) <3
Adorei seu relato. eu tive o diagnóstico de aborto retido semana passada, dia 17/05. desde então estou aguardando. me sinto fisicamente muito bem, tive alguns sangramentos como uma menstruação forte porém sem nenhuma espécie de coágulo. agora deu uma parada. minha barriga reduziu e bem, eu tenho consulta na semana que vem e estou no aguardo. espero que meu corpo expulse tudo naturalmente. Acabo ficando meio ansiosa então tento me distrair.
Olá Marcela, nesses sangramentos poderá ter acontecido a expulsão (não sei de quantas semanas estava, mas se forem poucas o tal coagulo é mesmo muito pequeno). Através de uma eco, conseguem ver se já saiu tudo ou não. Se não, vai acontecer em breve, tenho a certeza (a diminuição da barriga indica que o seu corpo já percebeu que já não está grávida e vai-se dar tudo naturalmente). Fazer exercício físico (caminhadas, subir escadas, carregar sacos de compras pesados, etc) ajuda muito. Força. Distrair-se é o melhor remédio – foi o que fiz. <3 <3 Um beijinho grande.
Olá, então, hoje é dia 14/06 e ainda não ocorreu a expulsão. Eu fiz exame de sangue, está normal, fiz uma ecografia e a situação está na mesma porém agora com saco gestacional de formato irregular mas não estou com nenhum indício de início de infecção. Hoje fiz um teste de farmácia e deu positivo. Meu corpo não entendeu que não estou mais gravida. Agora semana que vem vou consultar. Meu psicológico me permite esperar mais porém não sei se é possível. Me sinto fisicamente muito bem porém em dúvida pois hoje faz quase 1 mês que soube que tinha perdido meu bebê. E faz Aprox. Uns 50 dias que ele morreu.
Compreendo perfeitamente as suas dúvidas e consigo imaginar a angustia… Infelizmente nem os profissionais de saúde sabem dizer quanto tempo se pode esperar, mas a verdade é que antigamente as mulheres esperavam muito – nem sabiam quanto – porque não existiam ecografias. Faça como o seu coração disser, ouvindo claro a opinião do seu médico. Mas normalmente o coração nestas coisas sabe. <3 Muita força e um grande beijinho.
OLá!
Tive ontem a notícia de aborto retido. Marcaram-me a ida para amanhã de manhã para o hospital. Os testemunhos nos foruMs são vários e só agora começo a perceber o que se está a passar.
Na opinião do obstetra será melhor tratar quanto antes…eu não sei se será melhor deixar o corpo reagir e perceber a situação para preparar a expulsão. Agradeço os vossos testemunhos do fundo do coração, os primeiros que encontro tão verdadeiros. Obrigado
Olá Ana, só hoje vi a tua mensagem. Espero que tudo já se tenha resolvido pelo melhor. Caso precises de alguma coisa, manda email! Bjs no coração.
Eu escolhi esperar
No dia 23 de dezembro soube que o coração do feto tinha parado de bater.
E fiquei louca, pirei! Pensa gente pirei.
No outro dia quis tirar com curetagem não dava pra ficar com o B.B. Morto na barriga. Mas o médico me explicou tudo, voltei p casa e pensei melhor, desisti.
Ele me falou que se não tivesse nenhum problema poderia esperar por 2 meses.
Fiz exames no hospital toda semana.
Quando foi no dia 21 de janeiro a noite vi uma gosma com sangue era o tampão.
No dia 22 de janeiro a noite outra gosma com sangue era o tampão.
Senti contrações a noite inteira até no dia seguinte as 6 da manhã.
E na manhã do dia 23 uma enxurrada de sangue.
Gente terrível parece cachoeira nem o Absorvente segura isso! Esquece vem muito mesmo, tem q usar fraldas.
E as 9 da manhã fui desmaiada de ambulância para o hospital. Graças a Deus estava com meu marido em casa.
Chegando lá o útero já estava contraído, dai o médico puxou o resto. E quando achavam que estava boa desmaiava de novo. Desmaiei num total de 4x. Ele decidiu me internar, fiquei no soro e sendo medicada o dia todo, e fazendo vários exames, até no outro dia pela manhã.
Graças a Deus ele esteve o tempo todo me guardando.
Confiem em Deus ele sempre terá o melhor pra nós.
Às vezes o melhor nosso não é o melhor pra ele! E por isso passamos por aflições, mas ele nos consola. Fiquem em paz no momento certo Deus vos abençoará. ❤?
<3 Beijo Eliane. Tudo de bom e obrigada pelo testemunho.
thanks for4 the great info
Ola Diana!
emocionou-me ler o teu texto…
não sei se a palavra Parabéns é a mais correcta mas neste momento não encontrou outra para descrever a admiração que sinto por tudo aquilo que fizeste neste processo.
acredito que NÃO deva ter sido nada FÁCIL e que seja uma EXPERIÊNCIA marcante para toda a vida.
mas a verdade é que se estivermos atentos aos sinais a vida se encaminha de nos colocar no caminho certo
um grande beijinho para ti
Olá Diana.
Não sei bem o que escrever depois de ler o teu post …
passei pela mesma situação à um mês atrás e obrigada por partilhares a tua história, situação, experiência, o quer que seja…
eu e o meu marido tínhamos decidido no inicio do ano que eu deixaria de tomar a pílula e assim aconteceu.
a meio do mês de maio comecei a sentir algumas tonturas e o peito dorido. fiz pesquisa na net sobre os sintomas e o resultado que aparece é: gravidez…
decidi esperar pela menstruação e no dia 28 de maio nada aconteceu, como não sou regular decidi esperar mais uns dias e dia no 31 (não deu para esperar mais) fiz o teste e surge dois tracinhos. Corro até ao quarto e acordo o homem com teste à frente dele… ele começa a rir-se e eu choro de alegria mas ao mesmo tempo de medo ( medo de não saber cuidar de uma criança, medo de esta gravidez surgir numa altura que estávamos a mudar de casa, medo de o dinheiro não chegar, etc, etc) Decidimos contar aos pais, aos irmãos (até a irmã chorou de alegria) e amigos mais próximos e esperar até aos três meses para contar às restantes pessoas.
Lembro-me que nesse dia quando sai de casa senti-me a mulher mais linda do mundo. Ligo a umas da minhas melhores amigas (que é enfermeira) e ela sugere que marque uma ecografia e lá marquei a ecografia para o sábado dessa semana.
sábado de manhã seguimos para a ecografia ambos orgulhosos e muito ansiosos. a médica começa a falar e diz: Parabéns. Têm aqui um pequeno embrião de apenas 3 milímetros e está de seis semanas. ai desço à terra e penso: é mesmo verdade… vais ser mãe e agora? (começa a cabeça a pensar em mil coisas…)
receitou o acido fólico e iodo, disse-me que cuidados devia ter e marcou a próxima ecografia para dia 6 de julho.
tudo a correu bem nesses mês, continuava com os sintomas, comecei a ter cuidado com a alimentação, comecei a beber 2 litros de água (coisa que raramente acontecia)….
Contamos aos pais, aos irmãos e aos amigos mais próximos. tudo corria às mil maravilhas
dia 6 de julho vamos à consulta… a médica começa a fazer a ecografia… lembro-me que houve um silêncio constrangedor e deu para perceber que não poderia ser bom sinal. de repente a médica diz: Lamento Liliana, o embrião não evoluiu…… vira o ecrã para mim e mostra-me… o meu bebe não tinha evoluído já estava de 11 semanas e ele tinha apenas 7 milímetros. acho que desliguei do mundo naquele momento. o primeiro pensamento é: fui eu que fiz algo mal para isto acontecer? a médica explica-me que tive um aborto retido, diz-me que é normal acontecer e que o facto de ter acontecido não quer dizer que vá acontecer nas próximas vezes, diz que já teve mulheres que aconteceu o mesmo e num mais tiveram nenhum… sugeriu que fosse para a Maternidade e assim o fizemos. chego fazem novamente uma nova ecografia apenas para confirmar e de seguida colocam a medicação, explicaram-me que iria ter imensas dores, perdas de sangue mas que era normal. Disseram-me que caso não perde-se sangue tinha de voltar à maternidade no sábado para fazer a raspagem caso contrário só necessitava de voltar na quarta-feira da semana a seguir.
Vou para casa e nesse dia à noite comecei a perder sangue. Ganhei febre e comecei a sentir umas dores (iguais à da menstruação) e decidi tomar um benuron. Passou quinta, sexta, sábado e nada de dores apenas perdas de sangue em grandes quantidades. Pensei: ainda bem que não estou a ter dores muito fortes mais uns dias e deve ficar tudo bem. No domingo depois do almoço estava a dormir e acordei com umas dores muito fortes, tomei logo um benuron. Passado algum tempo a dores não estavam a diminuir, mas sim a aumentar e cada vez mais fortes. Pensei que fosse morrer. Talvez por estar sozinha em casa fizesse com que pensasse isso. As dores vinham de 2 em 2 minutos mais ou menos. Senti-me um verdadeiro bicho naquele momento por não saber o que fazer e onde me meter. De repente chegou o meu marido e a minha mãe, vim no rosto deles a aflição de me ver naquele estado e de não saberem o que fazer para me ajudar. A minha mãe levou-me para a casa de banho colocou-me dentro da banheira e encheu-a de água até eu ficar toda submersa e de repente tive vontade de começar a fazer força e fiz. Os coágulos de sangue eram enormes e as dores cada vez mais fortes.
Passado um tempo (não sei bem quanto) saiu algo dentro de mim “algo parecido com um ovo do tamanho da minha mão e quando deitei aquilo cá para fora as dores pararam de imediato. Olhei para o Hugo e disse: acabou, já acabou… Nesse dia não voltei a ter mais dores e quando voltei à maternidade fiz novamente a ecografia e disseram-me que estava tudo bem e deveria esperar mais uns dois a três meses para engravidar novamente.
E aqui estou eu passado um mês de tudo ter acontecido a desabafar. É uma dor que não tem explicação e só quem passa é que sabe. E devemos respeitar o espaço e o momento de cada mulher.
O meu marido prefere não contar a ninguém mas eu não tenho problema nenhum em contar porque quero ajudar as mulheres que passam por isto e mostrar que não é vergonhoso ou que não devemos sentir-nos menos que as outras por isto acontecer.
E na minha opinião nenhuma mulher deveria passar por isto sozinha, devíamos ser acompanhadas por médicos ou enfermeiras nesta situação, porque chegamos a um ponto que não sabemos o que está acontecer e sentimos desamparadas. Sejam fortes e falem se isso vos fizer sentir melhor. E não liguem aos comentários das pessoas que por vezes estão à vossa volta e não sabem o que dizem, tem comentários do género: oh não fiques assim, ainda és nova. É uma questão de tempo. Também não era ainda um bebe era apenas um feijãozinho…. Nossa este comentário era aquele que me deixava completamente louca….
Não estava destinado apenas isso e como eu defendo sempre nada nesta vida acontece por acaso. Obrigada a todas as pessoas que estiveram do meu lado, obrigada a ti Diana por divulgares e dares coragem a nós. Acho que devias criar um grupo de apoio Obrigada mil vezes obrigada.
Olá!
obrigada por partilhares também a tua história (tão semelhante à minha). A partilha de experiências é muito importante: foi através dos depoimentos que li em fóruns e do testemunho de algumas amigas que consegui reunir na minha cabeça informações suficientes para perceber como esta situação se poderia – ou não – desenvolver. Sem isso, teria sido ainda pior! A ideia do grupo de apoio é boa, sim, vou pensar nisso.
Muita força para ti e é como dizes “não estava destinado” <3 <3
Um beijinho grande!
Gostei muito do seu post, muito intenso e verdadeiro me ajudou muito, a ser mais consciente deste momento que tb estou a passar
Liliana, obrigada pelo teu relato. Estou a passar por uma gestação anembrionária de 9 semanas E n espera da expulsão. Estou firme Na decisão de esperar e deixar acontecer sem intervenção MÉDICA e fisicamente bem TB. O que mais tem me incomodado são os comentários das pessoas, relativizando nossa dor quando tentam “consolar”. Penso que estou a desenvolver alguma sociopatia ou misantropia durante este processo. Chego a ter crise de ansiedade quando chega mensagem no celular. Eu não aguentoais ouvir esses comentários de ” ainda és nova”, “melhor assim, ainda não tens a vida em ordem”, “não era um bebê”. Tudo o que eu queria era ir pruma caverna e ter minha perda em paz, longe dessas pessoas.
Ainda bem que pesquisei e o post veio ao meu encontro.
Estou no processo de aborto retido, supostamente estou de 10 semanas, mas parou as 7 semanas.
A médica mandou para casa e esperar que o corpo expulse. Estão a ser dias difíceis, já estou a espera faz 3 dias, desde ontem às dores estão a viver comigo, nada demais parece dores menstruais (até agora) mas o sangramento ainda não surgiu. Sai algo de vez enquando.
Só espero que a natureza faça o seu trabalho e me ajude a não sofrer qualquer intervenção no dia 16. Tenho algumas saquetas de chá de canela e vou começar a tomar para ajudar, já tinha anteriormente porque sempre tive uma menstruação fraca e às vezes tomava para ajudar.
Muito obrigada pela partilha, confortante saber que não estou sozinha… Espero ser uma guerreira e estar a altura deste desafio.