• HOME
  • BUDDHA DHARMA
  • MACROBIÓTICA
  • RECEITAS
  • VIAGENS
  • SOBRE MIM
I love bio - BUDDHA DHARMA, MACROBIÓTICA E VIAGENS I love bio - BUDDHA DHARMA, MACROBIÓTICA E VIAGENS
BUDDHA DHARMA, MACROBIÓTICA E VIAGENS
  • Home
  • Living
  • Índia no Porto (restaurantes, mercearias e lojas)
5 Setembro, 2016

Índia no Porto (restaurantes, mercearias e lojas)

Living
Índia no Porto (restaurantes, mercearias e lojas)

Adoro gastronomia Indiana, cultura Indiana, roupas Indianas,… tudo. Adoro a Índia. Nunca pensei que algum dia fosse dizer isto, mas desde que fui à Índia pela primeira vez que adoro comida indiana – por mim comia Thali todos os dias! Antes não suportava nem o cheiro. Não consigo explicar como mudei, mas agora quantas mais especiarias e quanto mais picante for a comida, melhor me sabe! Tenho pena é que não exista nenhum restaurante Indiano biológico. É no entanto uma excelente alternativa para dias de festa e viagens: qualquer Indiano tem imensas opções vegetarianas e há sempre um em qualquer parte do mundo. 

Para quem não sabe, o Thali é uma refeição composta por uma seleção de vários pratos. Come-se com as mãos (ou colher) numa bandeja de metal com taças de metal pequenas. Qualquer restaurante na Índia tem. E no Nepal e outros países asiáticos também existe esta refeição. Em algumas regiões da Índia, o Thali é conhecido por Meal (nomeadamente em Mumbai e nos estados de Goa, Kerala e Karnataka). O Thali inclui sopa, dal, arroz, pickles, caril, chapati/rotis (pão), legumes, doce, iogurte,… e estão sempre a servir. É um prato muito barato, saboroso e diversificado. Segundo a tradição indiana, inclui os 6 sabores: doce, ácido, picante, amargo, salgado e adstringente. O Thali pode ser completamente vegetariano ou não. Na Índia os restaurantes estão divididos em Veg e Non Veg por isso é fácil. Está sempre mencionado à porta se é vegetariano ou não, em letras grandes.

Sabores da Índia

No Porto não há muita oferta a nível de restaurantes Indianos. Mas mesmo assim existem alguns.

Ontem fui pela primeira vez ao Real Indiana da Foz e gostei muito – tornou-se recentemente no meu preferido. A comida é boa, o espaço agradável e o atendimento muito simpático.

O restaurante Thali fica na baixa do Porto, tem uma excelente localização.

O Mendi é o restaurante Indiano mais antigo do Porto. Acho um pouco caro, mas as críticas são muito boas.

O Oriente no Porto é um restaurante Hare Krishna, cuja comida é inspirada na cozinha Ayurvédica. Tem uma loja com alguns produtos indianos (livros, bindis, roupa etc) e é muito agradável. Come-se em bandejas de metal, como na Índia, e tem uma esplanada muito simpática. No restaurante há sempre incenso a queimar e ouvem-se mantras.

Sons da Índia

A Rádio Festival tem um programa semanal sobre cultura, gastronomia e música Indiana. O “Sons do Oriente” e está no ar aos Domingos entre as 21h e as 22h e é feito por Bhogendra Chandracante, do restaurante Thali.

Aromas da Índia

Para além dos restaurantes, no Porto existem também lojas com produtos de alimentação típicos da Índia. No sábado conheci uma mercearia indiana, que fica entre a Batalha e a estação de S. Bento. Mal entrei parecia que estava na Índia! Tem produtos autênticos (especiarias, bebidas, cereais, leguminosas, chapati, etc etc), frutas e legumes e é frequentada por muitos Indianos que vivem cá. Quem quiser fazer um jantar temático, numa destas lojas encontra tudo o que precisa. Também existe outra, ainda que com menos oferta, mas cujo dono é mesmo muito simpático, na Rua do Bonjardim, perto do Metro da Trindade.

Na zona das artes, há uma loja muito bonita (a fotografia deste post é a porta da loja) com especiarias e ervas aromáticas Indianas, a Flor D’ Açafrão. Ao Sábado de manhã têm pão Naan fresquinho! A sobrinha da dona da loja, Kajal Ratanji, dá aulas de Dança Indiana e Bollywood na Dance4U (R. Brito e Cunha, 56 – Matosinhos – e Rua de Santa Catarina, 1557 – Porto). Já experimentei uma aula com ela, noutra academia, e adorei, vale mesmo a pena!

Outros artigos orientais

Na sexta-feira tinha ido à loja Tajmahal em Cedofeita, onde comprei uma pulseira de pé e mais bindis (trouxe mesmos muitos da Índia, mas alguns já perderam a cola). A Tajmahal é uma loja muito antiga de roupa, acessórios, tecidos e artigos orientais. Lembro-me dela desde sempre. O meu pai trabalhava perto da Rua de Cedofeita, por isso passei parte da minha infância naquela zona. Ia muitas vezes à Tajmahal comprar bijutaria. Desta vez fui lá saber se faziam Saris. Comprei um na Índia no início deste ano e a blusa ainda está por fazer  (compra-se o tecido e a blusa tem de ser feita à medida, como não tinha muito tempo no mesmo lugar, não fiz lá). No Tajmahal não fazem, mas o irmão do Sr. Baboo (com loja na mesma rua) faz. É sempre assim: um Indiano raramente não sabe ou não tem, arranja sempre uma solução. Ainda passei pela loja do irmão, mas estava fechada por almoço. Tenho de voltar lá.

Para quem não sabe o que são bindis, são pequenos ‘autocolantes‘ ou pinturas que as mulheres usam na Índia. Pode ser uma pinta vermelha ou decorado. Cola-se próximo das sobrancelhas, no meio, um pouco mais a cima, na terceira visão. Segundo a tradição, ajuda a clarividência. Antigamente era usado apenas pelas mulheres hindus, casadas, para proteger a família (era um símbolo de casamento, como a nossa aliança). Hoje em dia, passou a ser muito mais do que um artigo religioso, é um artigo decorativo feminino.

Este fim-de-semana foi realmente bastante Indiano, com uma visita a uma loja de roupas, mercearia e ontem jantar num restaurante. 🙂 Por isso mesmo, lembrei-me de partilhar os espaços Indianos que conheço no Porto. Se conhecerem outros (bons), deixem pf nos comentários.

Restaurantes Indianos

  • Portugandhi Rua do Bonjardim, 1143 – Porto
  • Real Indiana  Av. Montevideu, 26 (foz) – Porto
  • Thali | Aromas e sabores da Índia  Rua da Fábrica, 34 (baixa) – Porto
  • Oriente no Porto Rua de S. Miguel, 19 – Porto

Mercearias Indianas e lojas de especiarias

  • Flor D’Açafrão ***** Rua de Miguel Bombarda, 321 – Porto
  • Mercearia Indiana ***** Rua Cimo de Vila – Porto
  • Mercearia Indiana **** Rua do Bonjardim, 534 – Porto

Moda, acessórios e outros artigos orientais

  • Kajal **** Rua de Cedofeita, 309 – Porto
  • Manraj **** Rua de Cedofeita, 315 – Porto
  • Tajmahal ***** Rua de Cedofeita, 207 – Porto

[Artigo editado a 22 de Maio de 2017]

Escolas Dança Indiana PortoLojas IndianasPortoRestaurantes IndianosRestaurantes Indianos no PortoVegetarianismo

Diana Chiu Baptista

Guio-me pelo Dharma de Buda, acredito no potencial da Macrobiótica – que sigo desde que nasci - e estou a caminhar para uma vida cada vez mais ética, sustentável, consciente e compassiva. Vivo no Alentejo, no Monte do Almo, e identifico-me com a luz do Oriente, para onde viajo com frequência. Umas vezes em família, outras vezes em grupo, com pessoas que procuram experiências potencialmente transformadoras, através da Macro Viagens.

You May Also Like

No Image
16 Agosto, 2020

Um post como os de antigamente

O que a Índia ensina #4: o sofrimento.
17 Julho, 2018

O que a Índia ensina #4: o sofrimento.

O que a Índia ensina #3: deitar cedo e cedo erguer.
30 Maio, 2018

O que a Índia ensina #3: deitar cedo e cedo erguer.

O que a Índia ensina #1: a percepção da nossa imagem.
17 Março, 2018

O que a Índia ensina #1: a percepção da nossa imagem.

O que a Índia ensina #0: a introdução
7 Março, 2018

O que a Índia ensina #0: a introdução

2018: o ano de cultivar a consciência
17 Janeiro, 2018

2018: o ano de cultivar a consciência

Comments (7)

  1. O melhor restaurante indiano que o Porto teve foi o Bay of Bombay. Comida indiana, tipo caseira, em ótimas porções e com muita, muitíssima qualidade. Infelizmente fecharam em 2016.

    Responder
    Maria João - 21 Junho, 2020
  2. Olá, queria compra um tawa de ferro para fazer o pão, sabe onde posso comprar no porto?
    obg
    carla

    Responder
    carla - 13 Julho, 2019
  3. O mesmo aconteceu comigo! para mim a solução foi começar a cozinhar comida indiana, sou vegetariana e quando faço pratos indianos sinto um conforto na alma. 🙂 se quiserem posso partilhar receitas o meu instagram id é dontask4salt . para roupas e acessorios compro tudo neste site : https://strandofsilk.com/ sou completamente apaixonada pelos saris, quem dera poder usar nos casamentos catolicos tambem. 🙂

    Responder
    Andreia Machado - 14 Novembro, 2017
    1. Partilhe sim, Andreia! As receitas são sempre bem-vindas, ainda para mais indianas (mham). 🙂 Um beijinho

      Responder
      Diana Chiu Baptista - 20 Novembro, 2017
  4. Obrigada PELA informação, estou à procura de sítios que vendam comida indiana. Tal como tu, não apreciava nada comida indiana, até ter ido recentemente à índia e ter adorado comer thali ao almoço e jantar. Agora tenho vontade de fazer esses pratos, nem que seja para fingir que estou LÁ outra vez!!:)

    Responder
    daniela - 22 Junho, 2017
    1. Exactamente como eu :)))

      Responder
      Diana Chiu Baptista - 1 Julho, 2017
  5. Não é um Comentário! era so para informar que tenho vários Artigos indianos para venda, de festas temáticas que organizámos. Também temos Pulseiras de Pés e mãos,Colares e outros artigos. Estamos sediados em Paços de Ferreira e se tiverem a disponibilidade de acederem ao link
    https://www.facebook.com/brikabastos/ poderão visualizar Videos e álbuns de Artigos Indianos. A Bijouteria ainda não está anunciada.
    Gratos pela atenção. BRIKABRAK

    Responder
    Anabela G. Bastos - 23 Maio, 2017

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Diana Chiu Baptista

Diana Chiu Baptista

Guio-me pelo Dharma de Buda, acredito no potencial da Macrobiótica – que sigo desde que nasci - e estou a caminhar para uma vida cada vez mais ética. Vivo no Monte do Almo, no Alentejo, e identifico-me com a luz do Oriente, para onde viajo com frequência - umas vezes em família, outras vezes com grupos em programas da Macro Viagens.

Posts Populares

Intuir, esperar e acreditar!
Intuir, esperar e acreditar!
17 Agosto, 2016
Couto: O dentífrico que evita afeções da boca é Vegan!
Couto: O dentífrico que evita afeções da boca é Vegan!
19 Agosto, 2016
São Miguel em 4 dias
São Miguel em 4 dias
4 Março, 2017
Esfregar o corpo com uma toalha quente
Esfregar o corpo com uma toalha quente
22 Setembro, 2016
Restaurantes vegetarianos, veganos e macrobióticos no Porto (e arredores)
Restaurantes vegetarianos, veganos e macrobióticos no Porto (e arredores)
26 Julho, 2016
Viagem à Índia – Novembro 2017
10 Abril, 2017
Reflexão: Afinal, o que é saudável?
Reflexão: Afinal, o que é saudável?
8 Março, 2017
Restaurantes vegetarianos e macrobióticos em Lisboa (e arredores)
Restaurantes vegetarianos e macrobióticos em Lisboa (e arredores)
26 Julho, 2016
Demolhar [sempre] os cereais e as leguminosas. Porquê?
Demolhar [sempre] os cereais e as leguminosas. Porquê?
24 Maio, 2017
Muito mais do que “treino”.
Muito mais do que “treino”.
30 Agosto, 2017

Arquivo

Pesquisar

© 2016 - I love bio. All Rights Reserved.